FecharX

'Fada do Dente' envia cartinha para crianças que doarem dentes de leite

A campanha O Endereço da Fada do Dente foi lançada este mês por uma universidade pública; veja como participar



Créditos da imagem: Por Anna Anisimova
Main shutterstock 176157113
Agência Brasil
12/05/19 às 20:00
Atualizado em 12/05/19 às 20:00

As crianças que antes guardavam seus dentes de leite embaixo do travesseiro para a Fada do Dente agora já têm um endereço para enviar os dentinhos. A campanha O Endereço da Fada do Dente foi lançada este mês pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo. O objetivo do projeto é aumentar as doações de dentes de leite para o banco de órgãos da instituição.

A campanha quer conscientizar as crianças, mesmo novas, sobre a importância doação de órgãos. Para participar é simples, os pais têm que acessar o site oficial da campanha e preencher os dados com o endereço. Logo depois, uma carta da Fada do Dente é enviada para a residência com um envelope em que deve ser depositado o dentinho da criança. Os custos para mandar esse envelope para a universidade são cobertos pela instituição. 

Ciência

Os dentes doados vão servir para pesquisas nos centros de ciência da universidade.

“Muitas pessoas não sabem que um dente também é um órgão. Dependendo da forma que é retirado, manipulado e armazenado, pode servir até para pesquisas sobre células tronco. Nós pretendemos fazer com que as crianças e as famílias vejam o quanto um dente é importante quando é doado para um banco. Uma criança que participa de uma campanha como essa fica mais familiarizada e sensível às doações de órgãos no futuro”, explica o coordenador do BioBanco de Dentes da Faculdade de Odontologia da USP, professor José Carlos Imparato. 

Confira o vídeo da campanha: