FecharX

Parques de BH para passear com seu animal de estimação

Conheça os locais em que os cachorros podem ficar livres para correr, brincar e interagir com outros cães



Créditos da imagem: Divulgação
Main 144259 passeio com cachorro
Proprietários devem seguir as regras de segurança e higiene durante os passeios
Redação Sou BH
13/03/15 às 18:10

Divertir seu animal de estimação, vai além de passeios apenas nos arredores do bairro. No caso dos cachorros, é ainda mais importante levá-los para áreas abertas, gramados e locais em que eles possam ficar livres para correr, brincar e interagir com outros cães.

O passeio permite controlar o peso, evitar problemas nas articulações, controlar o índice glicêmico, além de estimular e apurar a audição e olfato.

Em Belo Horizonte é comum ver os donos passeando com seus cães nas ruas e em muitas praças públicas, como a Praça da Liberdade, Praça da Pampulha, Praça do Papa e na Praça da Savassi. Já os parques da capital têm restrições para a entrada de animais, para manter a segurança e higiene do ambiente, já que muitos proprietários não limpam as sujeiras de seus animais. 

Alguns parques aceitam a entrada de cachorros e gatos, mas todos devem seguir algumas regras, como a utilização da coleira, focinheira, cartão de vacinação atualizado, além de sempre recolher as fezes. 

Confira os parques da capital em que seu animal pode se divertir à vontade:

Parque Municipal Orlando de Oliveira Silveira (Rua Juruá, 860, Bairro da Graça)

Também conhecido como o Morro do Bolo, o parque foi implantado em 1996 por meio do Programa Parque Preservado. Possui espécies como ipê, ingá e caviúna, sendo que a maior parte da área de aproximadamente 26.900 metros quadrados, é composta por gramíneas. Oferece várias opções de lazer, com brinquedos e áreas de convivência, além de ter um grande espaço para que os animais possam correr livres das coleiras.

Parque Municipal Rosinha Cadar (Rua Rodrigues Caldas, 315 - Santo Agostinho)

Localizado no bairro Santo Agostinho, o Parque Municipal Rosinha Cadar é uma opção de lazer para moradores e frequentadores da região. O lugar conta com vegetação arbórea variada, com eucaliptos, jacas, magueiras, pau-rei, jambo rosa, tamarino, palmeiras gerivá e bambus. Implantado em 1994, o parque é decorado com cascatas, bancos e mesinhas de jogos. O espaço aberto serve para realização de eventos e como abrigo de leitores. O ambiente é um atrativo para a criançada que gosta de brincar ao ar livre e interagir com os cachorros, que são aceitos no local.

Parque Municipal Professor Guilherme Lage (Rua Angola, 665 - São Paulo)

Localizado na região nordeste da capital, o parque foi implantado em 1982. Antes, o lugar funcionava como viveiro da Prefeitura de Belo Horizonte e, desde então diversas mudas têm sido introduzidas no local. Com cerca de 120 mil m², o parque conta com duas nascentes e duas lagoas, uma natural e outra artificial. A vegetação compreende aproximadamente 1.700 exemplares de 150 espécies. O parque aceita a entrada de animais, mas todos devem estar com coleiras. Para os cachorros de grande porte, são exigidas focinheiras.

Parque Juscelino Kubitschek (Av. Bandeirantes, 240 - Sion)

Com cerca de 28 mil m², o Parque Juscelino Kubitschek já foi conhecido como "Acaba Mundo" e "Praça JK". Situado no bairro Sion, o lugar conta com opções de lazer, como quadra de futebol, equipamentos de ginástica e brinquedos. Os visitantes podem levar seus animais para um passeio divertido, em um ambiente cercado pela natureza.

Parque Municipal Américo Renne Giannetti (Av. Afonso Pena, 1377 - Centro)

É um espaço de lazer e contemplação da cidade. Conhecido como Parque Municipal, a área foi inaugurada em 1897, juntamente com a capital, teve como primeira inspiração nos parques franceses da Belle Époque, com jardim florido e coreto central. Hoje, o parque funciona como espaço ambiental e cultural, um cantinho de tranquilidade em meio à agitação metropolitana de Belo Horizonte. Uma das principais áreas verdes da capital mineira, o parque conta com 182 mil m² de vegetação e mais de 250 espécies de árvores raras e nativas. Os donos podem levar seus animais para o passeio, desde que eles estejam como coleiras, e focinheiras (para animais de grande porte).