FecharX

Pele bonita sempre! Confira dicas de cuidados durante o inverno

Dermatologista indica como manter a pele hidratada e saudável neste tempo seco



Créditos da imagem: G-Stock Studio/shutterstock
Main destaque g stock studio
Redação
08/09/20 às 18:39
Atualizado em 08/09/20 às 18:39

O tempo está mais frio, e, consequentemente, mais seco. Além disso, a baixa temperatura também nos leva a tomar banhos mais quentes e ter uma diminuição da transpiração corporal, assim, a pele, tanto do rosto quanto do corpo, tende a ficar mais ressecada e a precisar de cuidados especiais nesta época do ano.

Para evitar o ressecamento, algumas dicas simples, mas essenciais, podem manter a pele saudável. O Sou BH conversou com o dermatologista André Piancastelli, da Clínica Unique Dermatologie, que indicou alguns cuidados básicos para deixar a hidratação em dia. Confira!

Use e abuse de hidratantes

Esses produtinhos, encontrados para diversos tipos de pele, são fundamentais para cuidar da pele. “Os hidratantes faciais são uma realidade e são facilmente encontrados no comércio. Procure os "não comedogênicos", ou seja, aqueles que não causam acne”, afirma o dermatologista.

Tome banhos mais rápidos e não tão quentes

Hidratantes em dia? Só não esqueça que, apesar de essenciais, eles não conseguem suprir a demanda de hidratação da pele quando o clima está assim, mais seco e frio. “Tomar banhos mais rápidos e não tão quentes diminui a perda de gordura na pele, ajudando na manutenção da hidratação natural”, comenta.

Busque utilizar sabonetes “syndets

“Outra medida muito interessante é usar sabonetes que não agridam a pele, os chamados "syndets", que são menos abrasivos e não alteram a capacidade de retenção de água da pele”, diz. Os syndets são facilmente encontrados em farmácias.

Não esqueça o protetor solar!

Mesmo nos dias em que não houver sol, ou para você que está em casa, de quarentena, é importante manter o uso diário de protetor solar. “Já sabemos que não apenas a radiação ultravioleta, mas também a luz visível (como a das lâmpadas fluorescentes, da tela do computador e dos celulares) causa envelhecimento da pele, além de levarem a formação de manchas no rosto ou agravar as já existentes”, explica.

Reduza as esfoliações

Acostumada (o) com as rotinas de skincare e esfoliação da pele? No inverno é preciso reduzir esse tipo de procedimento! “A esfoliação não apenas tira a camada de células mortas, mas também diminui o manto de gordura da pele. Em geral, a esfoliação deve ser reduzida para 1 a 2 vezes por semana durante esse período, sempre sucedida de um bom hidratante”, finaliza.

Ah, e não se esqueça da boa e velha dica que não pode faltar: beba muita água e se alimente bem! A hidratação começa por dentro!