FecharX

Prefeitura abre inscrições para os Jogos Escolares de Belo Horizonte 2019

Podem participar escolas particulares, municipais e estaduais



Créditos da imagem: Tiago Ciccarini/PBH
Main tiago ciccarini jebh 2018
PBH
09/04/19 às 13:14
Atualizado em 09/04/19 às 21:33

Atenção, atletas das escolas de BH! Já estão abertas as inscrições para a competição esportiva e educacional da cidade, os Jogos Escolares de Belo Horizonte. Até 16 de abril, dirigentes de instituições de ensino das redes particular, municipal e estadual, além de centros socioeducativos e escolas de práticas de paradesportos, podem se inscrever e indicar as modalidades coletivas, individuais e paralímpicas a serem disputadas. 

O link para as inscrições está disponível no portal da prefeitura, assim como o regulamento da competição e informações sobre as modalidades dos jogos. 

O período de inscrições dos estudantes-atletas das modalidades coletivas vai de 17 a 26 de abril. Já o prazo para os alunos das modalidades paralímpicas e individuais vai de 17 de abril até cinco dias antes da realização da competição. 

O congresso técnico dos Jogos Escolares 2019 será no dia 23 de abril, às 14h, na Escola Municipal Professora Eleonora Pieruccetti (avenida Bernardo de Vasconcellos, 288, Cachoeirinha). A cerimônia de abertura da competição será no dia 27 de abril, a partir das 9h, no ginásio do Mackenzie (rua Congonhas, 420, Santo Antônio). O início dos jogos está marcado para o 6 de maio. 

Os jogos 

A competição é disputada em duas categorias. O Módulo I reúne estudantes-atletas com idade entre 12 e 14 anos, enquanto o Módulo II é para jovens entre 15 e 17 anos. 

As modalidades dos jogos são olímpicas e não olímpicas: atletismo, badminton, basquetebol, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez. 

Há, ainda, as modalidades paralímpicas: atletismo, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e voleibol sentado. 

A competição é a etapa municipal classificatória para equipes e estudantes atletas representarem o município nos Jogos Escolares de Minas Gerais, permitindo, ainda, a classificação para representar Belo Horizonte em nível nacional nos Jogos Escolares da Juventude.