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Skin care no verão: 5 alimentos que ajudam a manter a pele saudável

Nutricionista seleciona frutas, legumes e cereais que protegem a cútis dos efeitos negativos da estação



Créditos da imagem: Anna OK/ shutterstock
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Redação Sou BH
15/01 às 11:58
Atualizado em 15/01 às 11:58

O verão, marcado por altas temperaturas e sol intenso, é uma estação que exige cuidados com a pele. Para proteger a cútis dos danos causados pelos raios solares, o protetor solar e o hidratante são aliados importantes, mas não são os únicos recursos que podem ser usados. Além dos cosméticos, uma alimentação balanceada proporciona uma pele mais saudável.  


Por isso, para ajudar os interessados a manterem ou turbinarem o skin care neste verão, a nutricionista Mônica Symphoroso, que atende pelo GetNinjas, selecionou os alimentos que mantém a pele nutrida na estação mais quente do ano. Confira: 

 

Aveia e água 
Ter uma saúde intestinal adequada é importante, pois caso contrário, o corpo todo é impactado, inclusive a cútis. "Se a pessoa não tiver um intestino que funcione diariamente, há uma absorção de toxinas que influenciam na pele e na saúde como um todo", explica Mônica. Além disso, a profissional pontua que o bom funcionamento do órgão proporciona uma melhor absorção de nutrientes que consequentemente, farão bem a pele. A solução é adotar o consumo de fibras, presente na aveia, além de beber mais água. 

 

Gelatina incolor
Além de matar a vontade de comer doce, a gelatina incolor é rica em colágeno, substância que ajuda a manter a pele firme. O consumo da gelatina, somada a uma alimentação saudável, diminui os efeitos negativos dos raios solares e previne o aparecimento de rugas precoces. 

 

Espinafre
Conhecido pela alta concentração de ferro, o espinafre também é rico em antioxidantes e vitaminas. No caso de acne, a vitamina A presente no vegetal diminui a produção de sebo facial, o que resulta na queda de inflamações. Por conta da vitamina K e do folato, o alimento melhora o aspecto da pele e minimiza manchas, como contusões e olheiras. Para a nutricionista, o ideal é que o espinafre seja consumido cru para que os nutrientes não se percam no cozimento. 

 

Cenoura
Para aqueles que não abrem mão de um bronzeado na estação, o consumo de cenoura é recomendado. A indicação é justificada pela concentração de betacaroteno presente no vegetal. Tal substância contribui para a produção de melanina e age como refletor de raios UVA e UVB, protegendo a pele. 

 

Tomate
Ao citar o tomate, Mônica o descreve como "protetor dos radicais livres", isso por conta do licopeno. A substância antioxidante é a responsável pela coloração avermelhada da fruta e retarda o aparecimento de rugas e manchas, além de agir como protetor solar natural. 

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