FecharX

UFMG oferece tratamento odontológico gratuito para crianças e adolescentes com deficiência mental

A faculdade de Odontologia da universidade presta atendimento para pacientes com até 21 anos



Créditos da imagem: Dragana Gordic/shutterstock.com
Main shutterstock 1163522302
Redação Sou BH
01/04/19 às 20:48
Atualizado em 01/04/19 às 20:54

As crianças e adolescentes que possuem algum tipo de deficiência mental podem se consultar gratuitamente na clínica odontológica da Universidade Federal de Minas Gerais. A faculdade de odontologia da universidade oferece atendimento gratuito para jovens, que tenham até 21 anos, com síndrome de Down, autismo, paralisia cerebral entre outras doenças. 

O projeto existe desde 2013 e atende, por ano, cerca de 160 pacientes. O trabalho é coordenado pela professora Ana Cristina e acompanhado por alunos de odontologia da UFMG. A clínica oferece todas as formas de tratamento odontológico e atende cerca de 90% das demandas.

"Fazemos extração, restauração, tratamento de canal, tudo de acordo com a necessidade de cada paciente, o que estiver ao nosso alcance a gente faz", comenta a professora. Já em caso de tratamento específico, o paciente é encaminhado para a equipe de ortodontia. 

O serviço

Os atendimentos acontecem sempre às terças e quartas-feiras, das 14h às 18h, na Clínica 5 da Faculdade de Odontologia, no campus Pampulha, que fica na avenida Presidente Antônio Carlos, 6627. O agendamento deve ser feito pelo telefone (31) 98439-9077. 

Para a consulta, os pais ou responsáveis precisam levar o documento de identificação da criança ou adolescente e um documento que comprove que a pessoa é a responsável pela criança.