Cultura

Gratuito em BH: aproveite as melhores atrações culturais deste fim de semana (28 e 29)

Música instrumental, encontro de skate e concerto da Filarmônica estão entre opções


Créditos da imagem: Plural Musical/Felipe Suave/Rafael Motta/Divulgação
Vanessa Ferreira é atração do Festival Plural Musical, encontro de skatistas ocupa Viaduto Santa Tereza e Filarmônica toca as primaveras

Redação Sou BH

|
26/09/24 às 21:48
compartilhe

Neste sábado e domingo (28 e 29 de setembro), Belo Horizonte oferece uma série de eventos gratuitos para quem quer curtir a cidade sem gastar. Você pode aproveitar exposições de arte, demonstrações de skate, festival com shows ao ar livre, roda de samba e até uma sessão de cinema com curtas-metragens em espaço público. 

    Veja também: Gratuito em Contagem: confira a lista de eventos até domingo (29 de setembro) 

Além disso, há apresentações de música instrumental, atividades culturais voltadas para a família e um concerto que promete revisitar grandes compositores da música clássica. Confira a programação completa a seguir e escolha o que mais combina com você:

Sábado (28) 

11h às 15h – A exposição ‘Nós’ reúne trabalhos produzidos por um coletivo de artistas com deficiência, em uma seleção de obras feitas a partir de resíduos e tecidos descartados pela indústria têxtil. Em cartaz no Museu Mineiro (Av. João Pinheiro, 342 – Lourdes), com visitação aberta também de terça a sexta-feira, das 12h às 19h. Não é preciso retirar ingressos (veja mais sobre a exposição ‘Nós’). 

12h às 21h – O festival Vinho, Blues e Rock ocupa a Praça da Assembleia (Santo Agostinho) com uma programação de shows que inclui a banda Sunshine Woman, de blues e soul, além do samba rock de Joãozito e a Parceria, que toca faixas de ícones como Tim Maia e Jorge Ben. A escalação de atrações traz ainda um setor gastronômico com vinhos selecionados, chope artesanal e petiscos variados. O evento conta com espaço kids gratuito e outras opções de brinquedos para a garotada. Ingressos podem ser retirados pela internet (confira detalhes sobre o festival). 

18h – O Cine Voante, projeto que leva sessões de cinema a diferentes espaços públicos de BH, promove uma exibição de seis curta-metragens na Ocupação Vitória (Rua Pará de Minas, 100 – Granja Werneck). Todas as produções são brasileiras e têm classificação livre, para toda a família curtir junto. Entrada gratuita sem retirada de ingressos (saiba mais sobre o Cine Voante). 

19h30 – A noite de encerramento do Festival Plural Instrumental apresenta os shows dos contrabaixistas Arismar do Espírito Santo e Vanessa Ferreira, às 19h30, e das harmônicas de Gabriel Grossi e Maurício Einhorn, às 20h30. As duas duplas tocam no Centro Cultural Sesiminas (Rua Padre Marinho, 60 – Santa Efigênia) acompanhadas da banda montada para o evento, formada por Cassius Theperson na bateria e Eduardo Farias ao piano e teclado. Ingressos gratuitos ficam disponíveis na bilheteria do local, uma hora antes do primeiro show (veja mais sobre o festival).

Domingo (29) 

11h – A Orquestra Filarmônica de Minas Gerais faz mais uma apresentação da série ‘Concertos Para a Juventude’, na Sala Minas Gerais (Rua Tenente Brito Melo, 1.090 – Barro Preto), sob a regência do maestro José Soares. O programa traz composições clássicas relacionadas à estação mais florida do ano, como ‘Vozes da Primavera’ de Strauss, ‘Canção da Primavera’ de Mendelssohn e ‘Valsa das Flores’, de Tchaikovsky. O concerto conta com interpretação em Libras e terá ingressos distribuídos na bilheteria do local, a partir das 9h. 

12h – O Bar Pirex (Av. Amazonas, 1049, 2º andar – Centro) abre as comemorações pelos dois anos de funcionamento em uma roda de samba com o Delegas Samba Clube. Tocada por Thiago Delegado, a sessão livre reúne os talentos locais Fernando Bento, Manu Dias e Álvaro Ferr, além do convidado especial Gabriel Muda, integrante do Samba do Trabalhador no Rio de Janeiro. Aberto ao público, sujeito à lotação do espaço (veja mais sobre o Samba do Pirex de aniversário). 

14h – O projeto Skate Fighter, que reúne amantes do esporte e promove a divulgação da cultura que o acompanha, volta a ocupar a pista de skate sob o Viaduto Santa Tereza (Centro). A iniciativa é do coletivo Família de Rua, que também responde pelo Duelo de MC’s que é uma tradição do mesmo espaço no hipercentro da capital. Evento aberto ao público, sem ingressos. 

16h – O Santuário São Francisco de Assis, ou Igrejinha da Pampulha, recebe uma rodada do Festival Internacional de Corais (FIC), com apresentações dos corais do Colégio Santa Dorotéia, da Escola de Música de Nova Lima e o Coral Vozes de Araçaí. Aberto ao público e sem retirada de ingressos (clique aqui para saber mais sobre o FIC e sua programação, que segue até 23 de dezembro).

Sábado e domingo 

10h às 18h – Recentemente reaberto, o Museu Inimá de Paula (Rua da Bahia, 1201 – Centro) exibe a mostra ‘Inimá – Um Legado de Cores’, que celebra a vivacidade das escolhas artísticas de um dos principais pintores brasileiros do século 20. A instituição que leva o nome do mestre mineiro passou por uma reforma significativa e volta a funcionar com uma exposição que destaca o uso intenso e expressivo que Inimá dava às cores em suas composições. Entrada gratuita sem retirada de ingressos (saiba tudo sobre a reabertura do museu).

A exposição ‘Pet Mania’, no BH Shopping (BR-356, 3049 – Belvedere), reúne 35 réplicas hiper-realistas de cães e gatos, com uma seleção que representa as raças mais populares em todo o mundo. Dedicada ao público infantil, a mostra conta com espaços instagramáveis e seis pets em versões que se movimentam, e que chegam a 2,5 metros de altura. No sábado das 10h às 22h, domingo de 14h às 20h. Sem retirada de ingressos (veja mais sobre a exposição ‘Pet Mania’).