Listas

Gratuito em BH: fim de semana tem Fernanda Abreu, sessões de cinema, quadrilha e festa junina com entrada franca na capital mineira

Shows de jazz, peças de teatro e uma performance artística também integram a programação


Créditos da imagem: Murilo Alvesso/Divulgação
Cantora e compositora carioca canta com a belo-horizontina Augusta Barna em celebração pelos 80 anos do Conjunto Moderno da Pampulha

Redação Sou BH

|
20/06/24 às 17:29
compartilhe

A programação gratuita do fim de semana em BH traz um show de Fernanda Abreu com a belo-horizontina Augusta Barna, em celebração pelos 80 anos do Conjunto Moderno da Pampulha. Outras atrações do aniversário incluem minifestival de jazz assinado pelo bloco Magnólia, além de uma peça apresentada por companhia de Manaus. Outros pontos da capital mineira recebem eventos como a feira vegana Paraíso Feg, uma festa junina com toques circenses e um espetáculo que remonta os séculos de história contidos nas ruas de Venda Nova. Confira a programação cultural em BH com entrada franca neste fim de semana (22 e 23 de junho):

22 de junho (sábado)

10h30 – A artista Fernanda Gontijo, que assina a exposição ‘Num Instante‘, conversa com a curadora Marina Romano e com o também artista Márcio Murari na galeria Gal (Rua Groenlândia, 50 – Sion). O bate-papo aborda as caminhadas profissionais dos criadores e suas relações com a cidade. Sem inscrição prévia ou retirada de ingressos, com acesso posterior à exposição.

14h às 19h – A escola de artes circenses Uai Circo (Rua Zurick, 540 – Nova Suíça) apresenta a festa junina Uairraial. Entre as atrações há quadrilha, comidas e bebidas típicas, jogos e brincadeiras que são a cara da temporada. Ingressos gratuitos disponíveis no Sympla

16h – O espetáculo ‘Velha Venda Nova‘ apresenta histórias da comunidade, que é mais antiga do que a própria capital mineira, a partir das memórias de duas senhoras, Native e Ceição. A experiência viaja através de séculos revelando lutas, sonhos e relatos que formam a Venda Nova dos dias atuais. No Centro de Vivência Agroecológico Serra Verde (Rua Sebastião Gomes Pereira, 140 – Serra Verde), com distribuição de senhas 1 hora antes da sessão. Sujeito à lotação. Capacidade: 40 pessoas.

16h às 17h – Os artistas Jonata Vieira e Nayara Leite apresentam a performance ‘Da Terra‘, que parte de histórias familiares sobre o contato com plantas que alimentam ou curam. Assinada pelo grupo TeAto do Amanhã, a ação destaca o valor da herança cultural afro-indígena através dos saberes sobre as plantas usadas no cotidiano. No pátio do CCBB (Praça da Liberdade, 450 – Funcionários), em ação integrada à exposição ‘Encruzilhadas da Arte Afro-Brasileira’, que também segue aberta à visitação. Classificação: livre.

‘Da Terra’, performance de Jonata Vieira e Nayara Leite, integra programação paralela da mostra ‘Encruzilhadas da Arte Afro-Brasileira’ no CCBB

16h – Lançamento coletivo dos livros ‘Sonham os Bichos’ de Olívia Loureiro Viana, ‘A Casa dos Espelhos’ de Anna Violeta Durão e ‘Está na Hora de me Tornar um Homem Sério’, de Leo Nunes. Os três poetas estarão presentes na galeria Mama Cadela (Rua Pouso Alegre, 2048 – Santa Tereza). 

17h – Projeto Canjerê celebra a Independência de Moçambique com show do Bloco Afro Magia Negra, no Reinado Treze de Maio (Rua Jataí, 1309 – Concórdia). Evento aberto e sem retirada prévia de ingressos (veja mais).

19h – ‘Deserto Particular‘ (2021), longa de Aly Muritiba, ganha sessão no Cine Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, 89 – Santa Tereza). O filme acompanha um policial que é demitido da corporação após se envolver em um caso de violência, mas se depara com processos de descoberta e aceitação dos próprios sentimentos enquanto atravessa o país em busca de uma personagem misteriosa. Classificação: 14 anos. Ingressos gratuitos on-line ou na bilheteria do cinema, meia hora antes da sessão. 

Domingo (23 de junho)

10h30 – A Cia. Ananda apresenta ‘Andanças Urbanas‘, espetáculo de rua que integra a programação do FIT 2024. A montagem recorre à interação com o público e com o espaço urbano para criar uma obra nova a cada apresentação. No Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado (Rua Min. Hermenegildo de Barros, 904 – Itapoã), sem retirada prévia de ingressos. Sessão com intérprete de Libras. 

11h – O Centro Cultural Lá da Favelinha apresenta dois projetos de uma só vez no Memorial Vale (Praça da Liberdade, 640 – Savassi). Os dançarinos do grupo Formação de Quadrilha apresentam um típico festejo junino, usando roupas exclusivas e sustentáveis assinadas pela marca Remexe, do Aglomerado da Serra. Ingressos ficam disponíveis na bilheteria do centro cultural uma hora antes da apresentação (veja mais). 

Grupo Formação de Quadrilha apresenta performance junina com looks da marca Remexe no Memorial Vale

11h às 18h – A feira vegana Paraíso Veg faz edição com temática junina no entorno do Museu Mineiro (Av. João Pinheiro, 342 – Lourdes). Expositores oferecem produtos gastronômicos, bebidas, artesanato e cosméticos. Gratuito e sem retirada prévia de ingressos.

15h – O ‘Embrasa Brass‘, projeto assinado pelo bloco de carnaval Magnólia, apresenta shows de música instrumental baseados em instrumentos de sopro, ao estilo dos cortejos de jazz que são tradição da cidade de Nova Orleans (EUA). Na Praça da Pampulha (Rua Versília, s/nº – Pampulha), em meio à celebração pelos 80 anos do Conjunto Moderno.

17h30 – A Panorando Cia e Produtora, de Manaus, apresenta a peça ‘As Cores da América Latina‘ na Praça da Pampulha (Rua Versília, s/nº – Pampulha), pela programação que comemora os 80 anos do conjunto arquitetônico. Evento integrado ao FIT 2024, sem retirada prévia de ingressos e aberto ao público.

19h – Um bar que é refúgio de sonhos e fantasias serve como pano de fundo para uma história de amor em ‘Inferninho‘ (2018), de Pedro Diógenes e Guto Parente. O longa faz sessão pela mostra ‘Todas As Cores’, em celebração ao mês do Orgulho LGBTQIA+, no Cine Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, 89 – Santa Tereza). Ingressos gratuitos disponíveis on-line ou na bilheteria do cinema, meia hora antes da sessão. Classificação: 12 anos. 

19h – Fernanda Abreu faz o show de encerramento das comemorações pelo aniversário de 80 anos do Conjunto Moderno da Pampulha. A cantora e compositora carioca recebe Augusta Barna, um dos nomes em ascensão na cena pop belo-horizontina. Na Praça da Pampulha (Rua Versília, s/nº – Pampulha), aberto ao público e sem retirada de ingressos.