Shows de funk, festival de hip hop e sessões de filmes premiados também integram programação
A programação gratuita em BH para este fim de semana (29 e 30 de junho) traz como estrelas principais as festas juninas e quadrilhas. Quem procura um arraiá na faixa encontra opções abertas ao público na rua e eventos com entrada franca, espalhados entre as regionais Barreiro, Centro-Sul e Leste, além de uma inovadora festa junina ambulante, ao modelo dos blocos de carnaval, que parte do Floresta.
Outros destaques incluem filmes nacionais premiados em sessões gratuitas no Cine Santa Tereza, além de uma vasta programação dedicada à cultura hip hop, com shows e apresentações de dança, no Centro. Confira a programação completa com eventos gratuitos para este fim de semana em Belo Horizonte:
11h – O médico e escritor Carlos Starling lança o livro ‘O Tempo Sem Tempo’, coletânea de crônicas que refletem as experiências do autor durante o período mais crítico da crise sanitária que abalou o mundo. Starling integrou o Comitê de Enfrentamento da Covid-19 da PBH. Lançamento na Quixote Livraria (Rua Fernandes Tourinho, 274 – Savassi), sem retirada de ingressos.
13h às 22h – O Festival BH Hip-Hop 40 Anos celebra as quatro décadas desde a chega do gênero musical ao Brasil, com programação que ocupa quatro pontos do hipercentro de BH – Viaduto Santa Tereza, o Teatro Espanca, o Centro de Referência da Juventude e a Praça da Estação. Batalha de MCs, duelo entre DJs, grafitaço e apresentações de dança integram o festival (veja mais).
15h – O bloco de carnaval Andacunfé, que homenageia Gilberto Gil, recebe grupos convidados no Arraiá da Leste, que ocupa o Escadão Agroflorestal (Rua Tulipa, 125 – Esplanada). Muito forró para dançar agarrado com a banda do Andacunfé, que toca ao lado do Bloco de Pífanos de BH. Também rolam shows do Trio Bem-te-quero e do Forró de Cabo a Rabo. Gratuito e na rua, sem retirada de ingressos – a organização sugere uma contribuição de R$ 30, para custear as atrações.
Bloco Andacunfé recebe grupos convidados para celebrar o forró durante o Arraiá da Leste, no Esplanada
17h às 22h – Uma grande festa junina marca a celebração de aniversário do Centro Cultural Lindeia Regina (Rua Aristolino Basílio de Oliveira, 445 – Regina). Além das barraquinhas com comidas típicas, o evento tem como atração principal a Quadrilha Feijão Queimado, 13 vezes campeã do Arraial de Belo Horizonte. O evento tem entrada gratuita, sem retirada de ingressos, e a quadrilha começa às 20h.
18h – O Aglomerado da Serra vira palco para o arraiá promovido pelo Centro Cultural Lá da Favelinha (Rua Dr. Argemiro Rezende Costa, 191 – São Lucas). Com show da banda Swing Safado e set de forró da DJ Fidelis, além de apresentação do grupo de dança Formação de Quadrilha e da DJ Kingdom. Comidas típicas, brincadeiras e um espaço para dançar coladinho estão garantidos. Gratuito e na rua, sem retirada de ingressos.
19h – ‘A Filha do Palhaço’ (2022), filme de Pedro Diógenes, ganha sessão pela mostra Todas As Cores no Cine Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, 89 – Santa Tereza). O longa acompanha o encontro de uma adolescente com o pai, um humorista que costuma se apresentar na pele da personagem Silvanelly. Entrada gratuita com ingressos disponíveis no Sympla ou na bilheteria do cinema, meia hora antes da sessão. Classificação: 16 anos.
13h – A escola de música Percussão Circular reúne seus talentos para uma festa junina ambulante, ao modelo dos blocos de carnaval que percorrem as ruas de BH. O grupo se concentra na Avenida Assis Chateaubriand, 514 – Floresta.
13h – Prestes a mudar de endereço, o Saruê Castelo (Av. Altamiro Avelino Soares, 1257 – Castelo) oferece um Samba da Despedida com entrada gratuita, sem retirada de ingressos. A casa recebe uma roda formada pelos intérpretes Marina Gomes, Rafael Soares, Álvaro Ferr e Cinara Gomes. Show começa às 13h e o bar funciona de 12h às 21h. Sem retirada prévia de ingressos.
15h às 22h – Uma intensa programação cultural marca a festa de encerramento do projeto Morro Arte Mural, que promoveu a instalação de uma obra de arte gigantesca em fachadas de casas no Morro do Papagaio, assinada por Kika Carvalho. O evento na rua e aberto ao público traz shows de artistas do morro, como MC Rick, MC Boliviano, MC Fiote do PPG e MC Kattrina. Também rolam apresentações de dança, quadrilha e DJs, além de uma roda de samba. Na Via do Bicão, em frente ao 565 – Vila Barragem Santa Lucia.
19h – O drama ‘Sócrates’ (2018), de Alexandre Moratto, acompanha a jornada de um adolescente na periferia de São Paulo. Aos 15 anos, ele se ve órfão e precisa aprender a sobreviver sozinho enquanto convive com o luto. Sessão gratuita no Cine Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, 89 – Santa Tereza), com ingressos pelo Sympla ou na bilheteria, meia hora antes da sessão. Classificação: 16 anos.