Evento gratuito acontece dia 9 de novembro e integra programação da exposição de fotografias ‘Hiromi Nagakura até a Amazônica com Ailton Krenak
O ambientalista e líder indígena Ailton Krenak e o artista Rafael Prado (residente do Bolsa Pampulha) realizam palestra que discute arte, memória e direitos humanos. O encontro faz parte da programação da exposição ‘Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak’, em cartaz no CCBB até 30 de novembro. A palestra ‘Confluir Mitos e Encantarias: Arte, Memória e Direitos Humanos’, acontece no dia 9 de novembro (sábado), às 19h, no CCBB (Praça da Liberdade, 450). Os ingressos gratuitos podem ser retirados no local, uma hora antes do evento, ou retirados no site do CCBB.
O debate “Confluir Mitos e Encantarias: Arte, Memória e Direitos Humanos” trará uma reflexão profunda sobre a preservação da cultura e dos territórios, criando um diálogo entre arte, ativismo e espiritualidade. A mesa será composta por Ailton Krenak, que tem um papel ativo na defesa dos direitos dos povos indígenas no cenário nacional e que, a partir da curadoria da exposição, vai apresentar uma seleção única de registros realizados pelo fotógrafo japonês Hiromi Nagakura na década de 1990; e Rafael Prado, natural de Rondônia, que vai apresentar a pesquisa, ainda em desenvolvimento, focada nas encantarias amazônicas, em que evidencia o maior desafio na luta pela defesa da floresta. Completa o debate Claudelice Santos, ativista e liderança na luta pelas populações tradicionais e pela conservação da Amazônia, trabalho que assumiu em memória de seu irmão José Cláudio Silva e de sua cunhada Maria do Espírito Santo, assassinados em 2011. A mediação será da jornalista Mariana Cordeiro.
Leia mais: CCBB BH recebe artistas de SP em diálogo com a exposição ‘Arte Subdesenvolvida’