Pré-carnaval da capital mineira ganha mais ritmo à medida em que a data da folia se aproxima
Quanto mais próximo o carnaval, maior a expectativa e mais a pergunta se repete: onde tem ensaio de bloquinho? Sou BH reuniu os ensaios abertos ao público e gratuitos que acontecem na capital neste fim de semana. Confira:
Clandestinas
Bloco fundado na Casa de Referência Tina Martins, é feito por mulheres e para mulheres, com a missão de enaltecer a diversidade e a força delas. Ensaio aberto e gratuito às 10h na Casa Fúnebre (Rua Taquaril, 30 – Saudade).
Todo Mundo Cabe No Mundo
Fundado em 2016 pelo artista plástico Marcelo Xavier, o bloco é conhecido por celebrar o carnaval de maneira inclusiva, garantindo o bem estar de todos presentes e com a atenção necessária para pessoas com deficiência. Ensaio aberto e gratuito, o primeiro do ano, às 10h no espaço Asa de Papel (Rua Piauí, 631 – Santa Efigênia).
Tapa de Mina
Feito por mulheres, muitas delas artistas de BH, o bloco tem como finalidade reforçar a presença feminina na condução do carnaval. A bateria já está fechada, mas o ensaio segue aberto e gratuito, marcado para as 11h30 no Armazém do Campo (Av. do Contorno, 9894 – Barro Preto).
Rocknejo
Toca o melhor da música sertaneja e do pop rock nacional, em forma de marchinhas e outros ritmos de carnaval. Ensaio aberto e gratuito às 14h no Armazém do Campo (Av. do Contorno, 9894 – Barro Preto).
Tchanzinho Zona Norte
Veterano do carnaval de BH, o Tchanzinho é um dos blocos mais politizados e mais aguardados pelo público fiel. Toca o melhor do axé noventista, em especial os hits do É o Tchan. Ensaio aberto e gratuito às 14h na Casa Fùnebre (Rua Taquaril, 30 – Saudade).
Bloco and Roll
“Rock and roll all night and carnaval everyday” é o lema desse bloco, formado por apaixonados pelas várias vertentes do rock. Ensaio aberto e gratuito às 17h no Armazém do Campo (Av. do Contorno, 9894 – Barro Preto).
Me Beija Que Eu Sou Pagodeiro
Bloco Bloco nostálgico fundado pelo cantor e compositor Matheus Brant, inspirado na magia dos pagodes românticos e sentimentais de um passado não tão distante. Ensaio aberto e gratuito às 17h na Casa Fùnebre (Rua Taquaril, 30 – Saudade).
Bloco do Faraó
Fundado em 2018, é um bloco construído coletivamente, inspirado no universo de fantasia derivado do antigo Egito e replicado tantas vezes ao longo dos carnavais. O bloco ensaia às 9h no Mister Rock (Av. Teresa Cristina, 295 – Prado) – o bloco pede doações de alimentos (arroz, macarrão ou feijão), que serão encaminhados ao projeto Mãos Fraternas.
Vejo Flores em Você
Formado por apaixonados pela percussão, o bloco toca músicas importantes da MPB e canções autorais – estas últimas deram origem a um EP, ‘Semente’, lançado ano passado. Ensaio aberto e gratuito às 10h no Centro Cultural Venda Nova (Rua José Ferreira dos Santos, 184 – Jardim dos Comerciários).
Almas Empenadas
Fundado em 2015 no Planalto, o bloco é um sucesso no bairro e na Região Norte de Belo Horizonte. Ensaio aberto ao público e gratuito a partir de 10h30, no Bar Us Karavelhos (Rua São Miguel, 448 – Itapoã).
Vou Ali e Volto
Bloco que se dedica, desde 2015, a resgatar e reviver a magia dos carnavais de rua no Padre Eustáquio. A bateria já está fechada, mas ainda há espaço para quem deseja integrar a ala de dança. Ensaio aberto e gratuito às 11h30 na Praça Tejo, no Bairro Padre Eustáquio.
Bruta Flor
Formado exclusivamente por mulheres, o bloco tem a missão de reforçar o empoderamento feminino. No repertório, canções de compositoras e compositores de Belo Horizonte e região. Ensaio gratuito e aberto às 10h na Casa Fùnebre (Rua Taquaril, 30 – Saudade).
Bloco da Fofoca
O Carimbó, um ritmo brasileiro original do Norte, é o ingrediente especial na mistura deste bloco. O repertório valoriza bastante as raízes musicais do Pará, em diálogo com o carnaval. Ensaio aberto às 12h na Casa Fùnebre (Rua Taquaril, 30 – Saudade).
Angola Janga
Bloco dedicado ao protagonismo negro no carnaval e em outras manifestações da cultura popular, com atenção especial aos muitos ritmos de raízes africanas presentes no Brasil. O bloco faz ensaio aberto a partir das 14h no Armazém do Campo (Av. do Contorno, 9894 – Barro Preto).
Tiozões do Pagode
Bloco formado por músicos, em sua maioria profissionais, que carregam muito carinho pelo repertório de pagode dos anos 1990, como Raça Negra, Molejo e Soweto. Ensaio aberto e gratuito às 14h na Casa Fúnebre (Rua Taquaril, 30 – Saudade).
A Roda
Com repertório auto definido como “pop-macumba-rock-axé-music para carnavalizar”, o bloco faz uma intensa pesquisa musical de ritmos ligados às rodas de batuque e ao carnaval, indo do funk ao ijexá, do suíngue ao tamanquinho. Ensaio aberto às 14h na Autêntica (R. Álvares Maciel, 312 – Santa Efigênia).
Bethânia Custosa
O bloco, que homenageia ao mesmo tempo a grande voz da MPB e o bairro de nome parecido em BH, faz ensaio aberto e gratuito a partir das 15h no Parque Municipal Jacques Cousteau (Bairro Betânia).
Bloco Fúnebre
Fundado em 2013, o Fúnebre caminha para a marca de seu décimo carnaval com a alegria que os foliões já conhecem de outros anos. Ensaio aberto e gratuito às 16h na Casa Fùnebre (Rua Taquaril, 30 – Saudade).
Afoxé Bandarerê
O grupo realiza e estuda esta manifestação cultural e religiosa, de raiz africana, no carnaval de BH. Fazem ensaio aberto a partir das 18h no Afro House (Rua Curvelo, 95 – Floresta). Aberto ao público e gratuito, mas antes é preciso retirar ingresso pelo Sympla – clique aqui.