Cultura, Listas

Gratuito em BH: agenda do fim de semana tem roda de samba, cinema quilombola e shows

Confira as atrações culturais com entrada franca na capital em 10 e 11 de agosto


Créditos da imagem: Divulgação
Mostra 'Cinema dos Quilombos', festa de aniversário do Bolinho e festival com show de Andrezza Duarte estão entre atrações

Redação Sou BH

|
09/08/24 às 21:51
compartilhe

Neste fim de semana (10 e 11 de agosto), a agenda com entrada gratuita em BH oferece uma programação cultural diversificada. A Feira do Vinil & CDs Independentes ocupa a Casa de Jornalista, enquanto o Festival Meu Vizinho Pardini traz Zélia Duncan e Andrezza Duarte como destaques na Praça da Assembleia.

No Museu Mineiro, a festa do Bolinho anima o público infantil com oficinas e exposição de infláveis. O Cine Santa Tereza exibe a mostra “Cinema dos Quilombos”, com documentários sobre a cultura quilombola. No domingo, Manu Dias comanda a roda de samba no Jardim Montanhês. Confira as atrações com entrada franca em BH no fim de semana:

Sábado (10 de agosto) 

10h às 17h – A Feira do Vinil & CDs Independentes, promovida pela Discoteca Pública de BH, volta a ocupar a Casa de Jornalista (Av. Álvares Cabral, 400 – Lourdes). O evento reúne expositores de LPs novos e usados, dos mais variados estilos e para todos os bolsos, com entrada liberada e sem retirada de ingresso. É a chance de encontrar aquela raridade musical por um preço surpreendente (veja mais).

10h às 20h – A cantora e compositora Zélia Duncan faz o show principal na programação do Festival Meu Vizinho Pardini, que ocupa a Praça da Assembleia (Praça Carlos Chagas – Santo Agostinho), com entrada livre e sem retirada de ingressos. Outras atrações culturais do evento incluem homenagem às rainhas do samba com Andrezza Duarte, espetáculos infantis e outros shows (confira horários e mais detalhes do festival). 

11h às 21h – O Museu Mineiro (Av. João Pinheiro, 342 – Lourdes) recebe a festa de aniversário do Bolinho, personagem criado pela artista Maria Raquel. As 10 horas de programação incluem atrações infantis como oficinas, brincadeiras e pintura de rosto, além da participação de artistas e DJs belo-horizontinos. Uma exposição de infláveis gigantes da figurinha carismática ocupa o gramado do museu, com entrada gratuita e sem retirada de ingressos (saiba mais sobre a festa do Bolinho). 

16h30 – A mostra ‘Cinema dos Quilombos‘, no Cine Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, 89 – Santa tereza) apresenta na mesma sessão os documentários ‘Pão Na Pedra’ (2016), ‘Pequeno Dicionário de Erê’ (2023), ‘Tesouro Quilombola’ (2021) e ‘Rio de Memórias’. As quatro obras apresentam diferentes aspectos da cultura, hereditariedade, memória, ancestralidade e modo de vida em quilombos do Rio Grande do Sul, BH e Paraíba. Ingressos no Sympla ou na bilheteria do cinema, meia hora antes da exibição. Classificação: livre (leia mais sobre a mostra ‘Cinema dos Quilombos’). 

19h – Novamente pela mostra ‘Cinema dos Quilombos’, o longa ‘As Cantigas Que Nos Guia‘ (2023) ganha sessão no Cine Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, 89 – Santa Tereza). O documentário funciona como um álbum visual do Ponto de Cultura do Kilombo Manzo Ngunzo Kaiango, localizado na Região Leste de Belo Horizonte. O filme apresenta a história dos descendentes de Mãe Efigênia, Mametu Muiande, matriarca e sacerdotisa da comunidade. Sessão comentada com moradores do Manzo. Ingressos pelo Sympla ou na bilheteria do cinema, 30 minutos antes da sessão. 

Domingo (11 de agosto)

11h às 17h – A sambista mineira Manu Dias promove mais uma edição do Samba d’Casa, uma sessão de música ao vivo que ocupa a rua no Bairro Jardim Montanhês, Região Noroeste da capital. Desta vez, a roda de samba recebe as artistas Cacá Monclair e Dóris, além do menu de tropeiro e outros tira-gostos assinados por Gabi Marques. Gratuito e aberto, sem retirada de ingressos (leia mais sobre a roda de samba). 

16h30 – De volta à programação da mostra ‘Cinema dos Quilombos’, o Cine Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, 89 – Santa Tereza) exibe ‘Era Caminho Deles‘ (2023), ‘Camburi Resiste‘ (2024) e ‘Olhos de Anastácia‘ (2021), três documentários sobre os saberes, tradições orais e perspectivas ancestrais de comunidades quilombolas localizadas em Pedra Branca (ES), Ubatuba (SP), Viamão e Gravataí (RS). Ingressos gratuitos pelo Sympla e na bilheteria do local, com meia hora de antecedência.

19h – Mais uma sessão da mostra ‘Cinema dos Quilombos‘, desta vez reunindo os filmes ‘Dandaras: A Força da Mulher Quilombola’ (2015), ‘Baixa Funda: O Destino de um Povo’ (2018), ‘Guerreiras Quilombolas do Castanho’ (2022) e ‘Quilombelas’ (2020). As quatro narrativas são protagonizadas e conduzidas por mulheres, matriarcas e referências de cultura e ancestralidade em suas respectivas comunidades. No Cine Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, 89 – Santa Tereza), com ingressos pelo Sympla e também na bilheteria do local, meia hora antes da exibição.