Gratuito: Cine Santa Tereza recebe 4ª Mostra Cinema dos Quilombos
Evento acontece entre os 7 e 11 de agosto com sessões comentadas e debates
Entre os dias 7 e 11 de agosto (quarta a domingo), o Cine Santa Tereza (Rua Estrela do Sul - 89 - Santa Tereza) recebe a 4ª Mostra Cinema dos Quilombos. São filmes de diversas partes do Brasil, realizados por quilombolas ou parceiros, que trazem para as telas a cultura rural e a história de resistência e luta dos quilombos. São sempre duas sessões diárias, às 16h30 e às 19h, seguidas de conversas com diretores, membros da equipe, curadores e pesquisadores. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados na bilheteria do cinema ou no site do projeto Cinema dos Quilombos, que também traz a programação completa da mostra.
Para a produtora Yakima Delamare, uma das responsáveis pelo projeto, a Mostra "celebra a riqueza e a diversidade das culturas quilombolas, oferecendo um espaço para que suas histórias e radições sejam reconhecidas e valorizadas", diz. "Ao proporcionar visibilidade a essas produções, a mostra não apenas fortalece a identidade cultural quilombola, mas também contribui para a educação e a conscientização da sociedade sobre a importância da inclusão e do respeito às diversas heranças culturais do Brasil”, completa.
Destaques da Programação
Entre os destaques da programação, está o documentário 'Quilombo Rio dos Macados', que abre a mostra. O filme retrata a comunidade quilombola e sua luta pela garantia da propriedade da terra, de uso tradicional, reivindicada pela Marinha do Brasil. Outro documentário de destaque na programação é o filme 'As Cantiga Que Nos Guia', que apresenta o Kilombu Manzo N’gunzo Kaiango como família descendente de Efigênia Maria da Conceição (Mãe Efigênia, Mametu Muiande), matriarca e sacerdotisa da Umbanda e do Candomblé kilombola.
Veja também: Gratuito: 2ª Mostra Cine RMBH vai passar por seis cidades da grande BH