Aposentado dos palcos, Bituca gravou sessão ao vivo na sala de sua casa, no Rio
Lenda da música brasileira, Milton Nascimento se uniu à norte-americana Esperanza Spalding para a gravação de um concerto especial da série ‘Tiny Desk’. Aos 81 anos, o cantor topou uma rara apresentação intimista, registrada em sua sala de estar no Rio de Janeiro. O resultado, que inclui clássicos como ‘Cais’ e ‘Outubro’ em uma sessão com pouco mais de 20 minutos, pode ser conferido online pelos canais da rede pública de rádio NPR, dos EUA.
Bituca se despediu dos palcos em 2022, com um espetáculo apoteótico no Mineirão, mas decidiu adiar sua aposentadoria dos estúdios para colaborar com a amiga e parceira Spalding no álbum ‘Milton + esperanza’. O disco chega às plataformas digitais nesta sexta-feira (9 de agosto).
Com mais de 60 anos de carreira e um legado que inclui mais de 40 álbuns, Milton continua a impactar a música mundial – e essa colaboração com Spalding reforça seu alcance atemporal. Apesar das limitações vocais decorrentes da idade, o artista ainda transmite uma essência que ressoa profundamente em suas performances. Já disponível nas redes, ‘Outubro’ é a faixa que abre a divulgação do novo disco.
Spalding, que já havia trabalhado com Milton anteriormente, se diz encantada pela “ressonância quântica” da vida de Bituca –um fenômeno que ela enxerga como algo muito além do som e que se manifesta como uma energia única em suas apresentações.
Em entrevista à rádio WRTI, dos EUA, a cantora e contrabaixista vencedora do Grammy descreveu a experiência de ouvir o ícone brasileiro como algo transcendental. “Não é um som, é algo vivido que viaja nas frequências, obviamente, mas nem temos palavras para descrever o que estamos realmente captando”, comentou Esperanza.