Café Salute integra lista do Ministério da Agricultura e Pecuária de marcas com quantidade de impurezas acima da permitida por lei
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) divulgou uma lista com 16 marcas de café torrado que foram consideradas impróprias para o consumo após a detecção de matérias estranhas e impurezas além do limite permitido. As empresas estão sendo notificadas para que os produtos desclassificados sejam recolhidos do mercado.
As ações do Ministério fazem parte do Programa Nacional de Prevenção e Combate à Fraude e Clandestinidade em Produtos de Origem Vegetal (PNFRAUDE), que visa diminuir a ocorrência de fraudes. Pelos critérios do programa, é considerada fraude a adição de matérias ou elementos estranhos ao café que gerem danos ao consumidor.
Como o café torrado é moído, pode conter fraudes indetectáveis a olho nu. Por isso, é importante os consumidores verificarem se a marca está registrada no Ministério da Agricultura (clique aqui). Também é aconselhável evitar produtos com preços muito abaixo do padrão e a desconfiar de produtos com sabor e aroma inadequados, pois um café de qualidade apresenta características agradáveis.
Confira a lista dos produtos desclassificados pelo Ministério da Agricultura
Café Salute (MG) – lote 25
Café Oba Oba Sorriso (MT) – lote 0046
Café Exemplar (SP) – lote 04ABR24
Café Matão (SP) – lote FAB 10/02/24
Café Belo (BA) – lote não informado
Café Moreno (BA) – lote não informado
Café Pureza (BA) – lote não informado
Café Terra da Saudade (SP) – lote 547
Café Goes tradicional à vácuo (SP) – lote 26
Café Serra do Brasil (GO) – lote 0056
Café Cambeense (PR) – lote 04122023
Café Dourados (MS) – lote 16
Café do Norte (AM) – lote 10
Café do Norte (AM) – lote 12
Café Ivaiporã (PR) – lote não informado
Café Terra da Gente (SP) – lote 0252404
Café Dona Filhinha (GO) – lote 063
Leia mais: Café impróprio para consumo: marcas mineiras estão na lista do MAPA