Exposição fotográfica e evento que celebra heranças afro-brasileira e indígena também integram programação da capital
A programação gratuita deste fim de semana (8 e 9 de junho) em BH traz atrações infantis como o espetáculo da palhaça Brigite Guardô, no Barreiro, ou ainda as atividades dedicadas à criançada que integram o Domingo no Campus UFMG. Shows de blues, samba e forró também integram a agenda com entrada franca neste sábado e domingo, ao lado de um espetáculo com sessão dupla em espaços públicos da capital mineira. Além das atrações listadas abaixo, Belo Horizonte recebe ainda atividades gratuitas pelo Festival do Clima, que ocupa diferentes pontos da cidade com sessões de cinema, rodas de debate, exposições e outras açõs culturais. Confira a programação gratuita do fim de semana em BH:
12h às 20h – O festival Blues na Praça faz edição junina, com comidas típicas além do tradicional menu de cervejas artesanais e vinhos. Shows de Caramelo’s Blues Band e da banda Mata Hari. Ingressos gratuitos disponíveis on-line (veja mais).
16h – Uma festa idealizada pelo Bloco da Bicicletinha ocupa a rua em frente ao INCC Café (Av. Brasil, 75 – Santa Efigênia). Os DJs Bruna Castro e Joca Corsino comandam o som do rolê de inspiração junina, sem retirada prévia de ingressos.
16h – No Barreiro, a palhaça Brigite Guardô apresenta à criançada o espetáculo ‘Alegria Não se Encaixa’, no Centro Cultural Urucuia (Rua W-3, 500 – Pongelupe). Antes da apresentação, o espaço recebe uma oficina gratuita de preparação teatral para crianças, das 9h30 às 12h30. Ambas as ações são abertas ao público, sem retirada prévia de ingressos (veja mais).
17h – A banda Pelos apresenta seu rock sob influência de blues, afrobeat, jazz e soul, em show com participação especial do MC Shabê Furtado. A colaboração inédita sobre os palcos ocupa o Centro Cultural Lindéia Regina (Rua Aristolino Basílio de Oliveira, 445 – Regina), em sessão dividida com as bandas 80 Rock, Flor do Deserto e UBUn2. A abertura é com discotecagem da DJ Fê Linz, a partir das 17h30. Sem retirada de ingressos.
17h – Tradicional festa junina do Kilombo Souza, o Arraial da Teixeira ocupa a rua até as 23h na Região Leste (Rua Teixeira Soares, 985 – Santa Tereza), com show da banda Forró a Pé, discotecagem de Rodrigo Rocha e apresentação da quadrilha Arraiá do Morro. O kilombo organiza barraquinhas com bebidas e comidas típicas. Aberto e sem retirada de ingressos.
21h – Desdobramento do espetáculo-manifesto teatral de mesmo nome, Bagunça – A Festa ocupa o Teatro 171 (Rua Capitão Bragança, 35 – Santa Tereza), em uma iniciativa que vai levantar fundos para uma nova encenação da obra, dirigida por Marina Viana. Música brasileira faz o som da pista, com destaque para canções que integram o repertório do espetáculo. Entrada gratuita sem retirada de ingressos.
9h às 13h – O Domingo no Campus UFMG volta a ocupar o espaço público com show de forró, piquenique musical, feira agroecológica, feira de adoção de pets, oficinas, jogos e brincadeiras. Aberta ao público e com atividades para todas as idades, a iniciativa ocupa o Campus Pampulha, com entrada pela portaria 4 (Av. Pres. Antônio Carlos, 6627 – Pampulha).
10h às 19h – O evento Kinanga – Teias Ancestrais celebra a arte e as tradições da culturas afro-brasileira e indígena, em edição aberta ao público e gratuita no Mercado da Lagoinha (Rua Formiga, 140 – Lagoinha). Até as 19h, o espaço recebe atividades infantis e uma programação de shows que inclui DJ Rud Girl, Elisa Pretinha, Kiandewame Samba, Ciranda Saias do Teias e Nós da Poesia, além dos grupos Ponto Nordeste, Samba d’Ouro e OriSamba.
12h – O músico Lenis Rino recebe artistas convidados na roda de samba Sambada da Braba, a partir do meio-dia no Boteco Nada Contra (Rua dos Aimorés, 629 – Funcionários). Em clima de festa junina, esta edição inclui caldinho de feijão e quentão no menu da casa, que tradicionalmente já oferece feijoada e comidas de estufa. Gratuito, sem retirada de ingresso.
Com sessões em dois espaços no fim de semana, o espetáculo ‘Marcas do Tempo’ reflete sobre as fundações de um Brasil racializado, marcado pela segregação e discriminação. Apresentação no sábado (8) às 16h no Centro Cultural Salgado Filho (Rua Nova Ponte, 22 – Salgado Filho), e no domingo (9) às 19h no Teatro Raul Belém Machado (Rua Jauá, 80 – Alípio de Melo). Sem retirada prévia de ingressos. Classificação: 14 anos (veja mais).
As grades que cercam o Parque Municipal na Avenida Afonso Pena, no Centro, recebem até 30 de junho obras da exposição ‘Lembra: Isto é Rio’, do fotógrafo André Carvalho. As imagens registram nascentes, cachoeiras e cursos d’água em regiões urbanizadas entre BH, Contagem e Sabará, com destaque também para os moradores ribeirinhos. As fotos podem ser vistas também no período noturno, graças aos pontos de luz instalados junto às ampliações (veja mais).