O evento é voltado para detentos que não tenham faltas graves e busca a reinserção social pela arte e cultura
Para as pessoas que estão cumprindo pena em unidades prisionais, vem aí uma oportunidade de reinserção social por meio da arte e da cultura. Durante os meses de maio e julho acontece a 5ª edição do Festival da Canção Prisional (Festipri), que trabalha na ressocialização de presos por meio da música.
Cada candidato, ou grupo musical, pode concorrer somente com uma música, de qualquer gênero musical, desde que as composições sejam inéditas e originais. Não serão aceitas músicas que incitem ou promovam discursos de ódio, apologia ao crime, uso de drogas e/ou discriminação de qualquer espécie. O concurso está com inscrições abertas até o dia 3 de maio.
Os jurados de cada unidade prisional vão escolher os vencedores baseados nos seguintes critérios: letra, música, originalidade e interpretação. O júri é composto de sete pessoas, e sempre são convidados músicos e artistas da região, além de autoridades do poder público. Serão selecionados candidatos das regionais Sul, Triângulo, Norte, Vale do Rio Doce, Região Metropolitana e Zona da Mata.
Responsabilidade social