Legado do poeta belo-horizontino inspira filme rodado no Bairro Santo Antônio
O documentário ‘Cristina 1300 – Affonso Ávila – Homem ao Termo’, dirigido por Eleonora Santa Rosa, será exibido gratuitamente no Cine Humberto Mauro (Avenida Afonso Pena, 1537 – Centro) nesta quarta-feira (6 de novembro), às 19h30. Após a exibição, uma sessão comentada contará com a presença de parte da equipe de produção, que discutirá os processos e desafios por trás do projeto. Os ingressos podem ser retirados gratuitamente 30 minutos antes do início (sujeito à lotação).
O filme explora o legado de Affonso Ávila (1928-2012), poeta e ensaísta mineiro da segunda metade do século 20, conhecido por seu estilo vanguardista. Rodado entre 2010 e 2012 na histórica residência de Ávila, na rua Cristina, Bairro Santo Antônio, em Belo Horizonte, o documentário também traz registros em Ouro Preto, cidade histórica estimada pelo poeta.
Após a sessão, Eleonora Santa Rosa e outros integrantes da equipe, como o codiretor Marcelo Braga e o diretor de animação Cláudio Santos, falarão sobre o desenvolvimento do filme, que iniciou sua produção em 2010 e foi concluído em 2024. O público poderá descobrir mais sobre as escolhas criativas, os bastidores e as colaborações artísticas envolvidas, como a trilha sonora original de Lucas Miranda e a leitura dos poemas por Vera Holtz.
Além da exibição em Belo Horizonte, ‘Cristina 1300’ terá sessões em outras cidades mineiras ainda neste ano, nos dias 29 e 30 de novembro, em Ouro Preto, e no dia 10 de dezembro, em São João del-Rei.