Cultura

Gratuito: peça infantil ‘Ítaca’ ganha sessões no Parque Municipal

Com o uso do Mastro Cubulto, espetáculo leva ao palco do Teatro Francisco Nunes técnicas de palhaçaria e circo


Créditos da imagem: Wesley Soares
Thiago Andreuccetti é o criador e protagonista da peça ‘Ítaca’.

Redação Sou BH

|
28/10/24 às 19:12
compartilhe

Com uma mistura de palhaçaria com técnicas de circo, o espetáculo infantil ‘Ítaca’ chega em Belo Horizonte como parte do programa ‘Diversão em Cena’. As apresentações acontecem no Teatro Francisco Nunes, situado no Parque Municipal (Av. Afonso Pena, 1.377 – Centro), na sexta-feira (1º de novembro), às 20h, e no domingo (3 de novembro), às 17h. Ingressos gratuitos podem ser retirados pela Sympla.

Inspirada no poema ‘Odisseia’, de Homero, a peça promete encantar toda a família ao narrar como uma implacável tempestade muda o rumo da aventura de um valente e pitoresco marinheiro, que acaba em uma ilha deserta. No palco, temas universais como solidão, medo e destino vem à tona com ludicidade e humor.

Veja mais: Sesc Palladium recebe espetáculo de dança ‘Entre a Pele e a Alma’

Aparelho inédito no país

Criado e estrelado pelo paulistano Thiago Andreuccetti, artista com passagens pelo Cirque du Soleil, ‘Ítaca’ tem 50 minutos de duração e marca o encerramento da temporada de 2024 do ‘Diversão em Cena’, que leva peças infantis para todo o Brasil. O espetáculo estreou em julho de 2022 e, desde então, já passou por diversos festivais pelo país.

Thiago começou a conceber a peça em 2020, ainda durante a pandemia, com o objetivo de levar ao Brasil a técnica do Mastro Culbuto, um aparelho que mistura o Mastro Chinês com o chamado João Bobo, que o artista conheceu na França. Até então inédito no país, o mastro é utilizado na história uma vez que remete aos movimentos de um barco no mar.

Leia mais: Ponteio recebe 2ª edição da Feira de Brechós, dias 1 e 2 de novembro