Cultura

BH recebe feira de arte contemporânea com mais de 70 artistas

Visitantes podem adquirir produções diversas e conferir residências artísticas durante evento na Funarte MG


Créditos da imagem: Cadu Passos
Evento com entrada gratuita promove um giro econômico nas artes visuais.

Redação Sou BH

|
19/10/24 às 00:44
compartilhe

Nos sábados e domingos (26 e 27 de outubro e 2 e 3 de novembro), a Funarte MG (Rua Januária, 68 – Centro) será ocupada pela JUNTA, uma feira de arte contemporânea que reúne 71 artistas, além de atrações musicais com DJs. Com entrada gratuita, das 10h às 20h, os visitantes podem adquirir produções comercializadas por artistas de diversos estilos, técnicas e gêneros.

A iniciativa busca tornar as produções artísticas mais democráticas e acessíveis. “O que percebemos é que temos uma parcela imensa dos produtores de arte que não acessam o mercado de arte estabelecido. O JUNTA busca aglutinar esta produção, conectar artistas e apreciadores, desenvolvendo um trabalho muito importante que é a formação de novos públicos”, explica Comum, um dos idealizadores do projeto.

Veja mais: Cura divulga line up da edição 2024; programação é exclusivamente feminina

Comes e bebes

O evento conta com uma praça de alimentação para venda de comidas e bebidas. O bar 2Black Beer (Av. Assis Chateaubriand, 1002 – Centro) marca presença com um food truck no espaço. Já para alimentação, o público tem a opção da Comidaria Guerra (R. Rio Grande do Sul, 499 – Centro), restaurante especializado em comida vegana e vegetariana, com ingredientes naturais e sem conservantes. 

Residência artística

Até domingo (3 de novembro), a Funarte MG também recebe uma residência artística, realizada pela primeira vez pela JUNTA, com telas e peças artísticas abertas para interações com os visitantes. Quem ocupa o espaço é a pintora mineira Karine Mageste e a multiartista Paola Rodrigues, da Bahia.

“A ideia é montar um ateliê aberto para que o público possa ver de perto o desenvolvimento artístico durante o evento. Isso aproxima o público do entendimento dos processos artísticos e o trabalho envolvido nessas produções. Em seguida, as artes produzidas entrarão na nossa feira para serem comercializadas”, afirma Thiago Alvim, também organizador do projeto.

Leia mais: Museu Mineiro recebe Feira de Artes Visuais promovida pela Casa dos Quadrinhos