Cultura

Mariana Roque e as Ofélias fazem show de folk celta no Sesc Palladium

Banda apresenta mistura de música medieval e ritmos brasileiros nesta quinta (19)


Créditos da imagem: Divulgação
Banda apresenta canções em português, sueco, inglês, norueguês e gaélico escocês, que reforçam mistura de influências do repertório

Redação Sou BH

|
16/12/24 às 20:53
compartilhe

A banda Mariana Roque e as Ofélias se apresenta nesta quinta-feira (19 de dezembro), às 20h30, no Sesc Palladium (Rua Rio de Janeiro, 1046 – Centro). Com repertório autoral e influências da música celta, medieval e dos ritmos brasileiros, o show pretende transportar o público para um encontro entre culturas tradicionais. As entradas estão à venda por R$ 20 (meia-entrada) e R$ 40, pela internet.

Influências e trajetória

Mariana Roque, cantora, compositora e pianista mineira, é uma das pioneiras do folk celta e medieval em Minas. Após retornar da Irlanda, realizou turnês nos Estados Unidos, Canadá e pelo Brasil com a banda Taverna, grupo do qual saiu no início de 2023.

Em sua carreira solo, lançou o disco ‘Magnolia’ em 2020. Já em 2023, fundou Mariana Roque e as Ofélias, primeira banda folk autoral brasileira composta por mulheres, que mescla a música celta com a cultura mineira, especialmente o congado.

Sonoridade e repertório

A banda apresenta canções em português, sueco, inglês, norueguês e gaélico escocês, criando uma experiência multicultural. A harpista Nalu Pimenta, vencedora de prêmios como melhor instrumentista no Festival Internacional da Canção (FIC), compõe o grupo. Os arranjos originais unem elementos da música folclórica irlandesa, nórdica e brasileira.

Em 2024, a cantora lançou a música ‘Minas de Vento’, que a levou à Rádio Inconfidência. A canção conecta as raízes mineiras e a tradição irlandesa, destacando a proposta do grupo de unir montanhas de diferentes culturas.