Em Minas Gerais, além de BH, as cidades de Contagem e Nova Lima também foram selecionadas
BH é uma das 12 cidades escolhidas para participar de projeto da Fiocruz
Belo Horizonte acaba de ser selecionada para participar de um projeto de redução de riscos de desastres ambientais ao lado de outras 11 cidades brasileiras. A iniciativa é comandada pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) em parceria com a Secretaria Nacional de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, do Ministério das Cidades.
Leia mais:
Segundo as organizações, a ideia do projeto é elaborar um manual de intervenções urbanas voltadas à redução de riscos, como inundações ou deslizamentos. Para isso, as cidades envolvidas vão participar de oficinas e debates técnicos, com interação e troca de experiências entre diferentes entidades.
As projeções indicam, ainda, que a partir de 2026, seis territórios pilotos vão aplicar a metodologia com suporte técnico especializado adaptado aos contextos locais. A primeira oficina do grupo será realizada em Brasília (DF) nos próximos dias 25 e 26 de junho.
Segundo a PBH, a seleção considerou critérios como disponibilidade de infraestrutura e capacidade técnica e operacional, avaliação de iniciativas já existentes, diagnóstico das áreas de risco geo-hidrológico, arranjos intersetoriais, organização de gestão participativa com a comunidade, propostas de intervenção baseadas nos princípios de resiliência urbana e sustentabilidade e capacidade para replicar a metodologia para outros contextos municipais.
Ao todo, 50 municípios se inscreveram no processo seletivo, 21 foram pré-selecionados e 12 cidades selecionadas. Em Minas Gerais, além de BH, foram selecionadas as cidades de Contagem e Nova Lima.
As outras contempladas são Candeias e Simões Filho, na Bahia; Olinda (PE); Teresina (PI); Mangaratiba, Nova Friburgo, Paraíba do Sul e Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro; e São Sebastião do Caí (RS).