Instituições belo-horizontinas se destacam no ranking nacional do Inep, com destaque para quatro particulares
Alunos do Colégio Santo Antônio, em Belo Horizonte, durante aula. A escola ocupa o 10º lugar entre as melhores do país no Enem 2024
Quatro escolas de Belo Horizonte figuram entre as 50 melhores do Brasil no Enem 2024, segundo dados do Inep. As quatro são privadas: Coleguium (Unidade Ouro Preto), Santo Antônio, Santa Marcelina e Colégio Bernoulli. Minas ainda aparece no ranking com uma pública: o Colégio de Aplicação da UFV, de Viçosa. Aqui, o foco fica nas instituições da capital mineira que alcançaram média alta nas provas objetivas.
Leia mais:
Coleguium – Unidade Ouro Preto Integral ocupa a 7ª posição no ranking nacional com média entre as maiores do país. A escola particular da capital mineira compete com os principais colégios privados do Brasil.
Logo depois, em 10º lugar, está o Colégio Santo Antônio, outra instituição privada de Belo Horizonte que figura entre as mais bem pontuadas no Enem.
Em 18ª, aparece o Colégio Bernoulli, que também é da rede privada.
Na 36ª colocação, aparece o Colégio Santa Marcelina, também privado, confirmando a força da capital mineira entre as melhores notas objetivas do país.
Além delas, Minas Gerais tem outras presenças importantes no ranking geral: o Colégio Fibonacci, em Ipatinga, que está em 15º, e o Colégio Apogeu, que aparece em 49º lugar. Já entre as escolas públicas, a melhor colocada é o Colégio de Aplicação da UFV, em Viçosa, em 30º lugar.
O bom desempenho dessas escolas forma um retrato claro: Belo Horizonte mantém destaque nacional no ensino médio, com instituições que preparam bem seus alunos para os desafios do Enem. Apesar do protagonismo das privadas, o estado como um todo — inclusive com escolas públicas de Viçosa — tem se consolidado entre os maiores resultados do país.
A análise reforça a relevância de políticas e investimentos educacionais que possam elevar ainda mais a qualidade da educação, inclusive em escolas públicas da capital mineira.