Conquista reconhece MG como o estado com mais patrimônios do Brasil
Vale do Peruaçu foi reconhecido como Patrimônio da Humanidade pela Unesco
O Vale do Peruaçu, no Norte de Minas Gerais, foi oficialmente reconhecido como Patrimônio Natural Mundial da Humanidade pela Unesco nesse domingo (13). Com a conquista, Minas passa a ser o estado brasileiro com o maior número de bens reconhecidos pela Unesco, totalizando seis títulos mundiais: Ouro Preto, Congonhas, Diamantina, Conjunto Moderno da Pampulha, o Queijo Minas Artesanal e agora, o Vale do Peruaçu.
Leia também:
Para marcar o momento histórico, o Governo de Minas realizou uma homenagem à região na Praça da Liberdade, em BH.
“O título da Unesco é um reconhecimento ao valor universal do Peruaçu e ao trabalho conjunto do povo mineiro. Hoje, o mundo reconhece a grandiosidade de um território que sempre foi sagrado para nós”, afirmou o governador Romeu Zema.
Outros reconhecimentos do estado incluem a Reserva da Biosfera da Cordilheira do Espinhaço, Belo Horizonte como Cidade Criativa da Gastronomia, o Geoparque de Uberaba e o sistema de cultivo de Sempre-Vivas no Vale do Jequitinhonha, reconhecido como Patrimônio Agrícola Global.
A secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, afirma que o título é fruto de uma política ambiental integrada, que preserva a biodiversidade e valoriza os povos tradicionais. “O Peruaçu agora será símbolo de orgulho e desenvolvimento para toda a região.”