A segunda edição do evento realizado pelo Sebrae Minas terá início no dia 4 de julho e promete movimentar um dos edifícios mais famosos da cidade
Está de volta o Festival Vem pro Maletta: comida, diversidade e arte – #vempromaletta! Em sua segunda edição, o evento acontece de 4 a 15 de julho, e terá a participação de 27 estabelecimentos de um dos espaços mais icônicos da capital mineira.
Na programação deste ano, atividades culturais, musicais e literárias, além de um cardápio com 14 opções de pratos da gastronomia mineira que referenciam frequentadores famosos e anônimos do edifício conhecido pela boemia e por atrair um público diversificado.
Localizado entre a Avenida Augusto de Lima e a Rua da Bahia, o Maletta concentra uma grande quantidade de empresas que vai desde os tradicionais bares, restaurantes aos sebos, negócios da economia circular (brechós e antiquários), espaços de beleza, negócios criativos, estúdios de tatuagem, joalherias, óticas, tabacarias e lojas de vinis, que intensificam a pluralidade do local e sua importância para a economia da cidade.
O edifício também detém o título de primeiro prédio de Belo Horizonte com escada rolante. Além disso, foi e continua sendo palco de grandes encontros de artistas, músicos, poetas e apreciadores de uma boa prosa.
Veja a seguir a programação completa do festival.
Entre as atividades oferecidas na segunda edição do evento estão: apresentações musicais de artistas independentes, exposição de fotos e muito mais. Confira a programação:
Programação cultural
Destaque do festival #vempromaletta no cardápio gastronômico, pratos doces e salgados recheados de criatividade e muito sabor serão a atração nos 14 estabelecimentos de alimentação. Entre eles, o “Zuadento de Jiló ao Tucupi”, um jiló recheado com linguiça, cogumelos, creme de leite fresco e azeite trufado, empanado com torresmo moído e acompanhado do molho de tucupi, em homenagem ao estilista mineiro e frequentador assíduo do Maletta, Ronaldo Fraga.
Já o “Bolinho das Quebradas”, uma porção de bolinhos de costelinha de porco com pimenta biquinho, servido com molho barbecue de goiabada picante, faz referência ao hip hop do rapper Roger Deff.
A sobremesa fica por conta do “Trio Berimbau” – trio de brigadeiro com tiras de massa folhada – uma alusão ao Berimbau Trio formado por Milton Nascimento, Paulo Braga e Wagner Tiso, na década de 60.
Há ainda homenagens aos empreendedores do Maletta, como Oséias Ferraz, dono do Sebo Crisálida, referenciado no prato “Costelinha literária” – uma costelinha com batata rústica e geleia picante de abacaxi -, e o “Filé Maître Luquinha”, um filé ao molho al sugo com legumes salteados na manteiga, presunto, muçarela, ovo frito e cogumelos, em tributo a José Lucas, fundador da Cantina do Lucas – único restaurante da capital tombado pelo Patrimônio Cultural da cidade.
Os pratos do festival custam entre R$22,00 a R$ 45,00, e serão vendidos entre 12h e 1h, de acordo com o funcionamento do empreendimento. A expectativa dos organizadores é que este ano o evento supere os resultados da última edição, realizada em 2022, em que foi registrado um aumento de mais de 30% nas vendas dos estabelecimentos durante a realização do evento.
Cardápio gastronômico
Rio e Terra (Restaurante Malebar)
Costelinha Literária (Xis Prime Burguer)
Trio Berimbau (Pão do Furtini)
Trenzin de Minas (Garden Chopp Bar)
Bolinho das Quebradas (Feijão Maletta)
Rabada do Paulão (Churrascaria República do Rango)
Arroz de Pato da Nice (Restaurante Arcângelo)
Tô boa não, tô oootimaaaaa (Cactus PUB)
Gurjão de Tilápia ao Molho Tártaro (Bar 43)
Filé Maître Luquinha (Cantina do Lucas)
Zuadento de Jiló ao Tucupi (Graffica Bar)
Estabelecimentos receberam cursos de capacitação ministrados pelo Sebrae
“Além de participarem de consultorias para o desenvolvimento de novas receitas, 14 estabelecimentos de alimentação participantes do festival receberam capacitação em atendimento, vendas, marketing digital do programa Prepara Gastronomia (@preparagastronomia.sebrae), uma iniciativa do Sebrae Minas que oferece suporte empresarial aos pequenos negócios do setor, orientando sobre novas demandas do mercado e estratégias e ferramentas gerenciais”, explica Marcelo Silva.
Restaurante Malebar, Xis Prime Burguer, Pão do Furtini, Garden Chopp Bar, Feijão Maletta, Mestre Maletta Bar, Tropical Gastrobar, Churrascaria República do Rango, Restaurante Arcângelo, Cactus PUB, Restaurante Rossi, Bar 43, Cantina do Lucas, Graffica Bar, Maletta Criativa, Flor de Lis Joalheria, Usados com Arte, Co.bre Brechó, Fusilli, Palheiros Tabacaria, Acervo Discos, Sétima Arte, Carnaval Look, Antiquário e Sebo Bahia, Sebo Poiesis e Optica Conforto Visual.
“A cada ano, o festival reforça o propósito e a grandiosidade que tornou o Maletta uma referência da gastronomia, cultura e diversidade da capital mineira. Nosso objetivo é fazer com que esse evento se consolide no calendário da cidade para que possa atrair novos frequentadores, impulsionando a geração de negócios e mantendo viva a história belo-horizontina”, afirma o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.
A 2ª edição do evento é promovida pelo Sebrae Minas, em parceria com a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, e Cervejaria Bruder.
2º Festival Vem pro Maletta: comida, diversidade e arte – #vempromaleta
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