Série 'Sonastério ilumina' convida artistas e bandas para releituras, como um novo 'Acústico MTV'
Donos de um status ainda não igualado no metal brasileiro, os integrantes do Angra toparam se isolar entre as montanhas de Minas para criar versões inéditas de algumas das faixas mais queridas pelos fãs. O resultado da imersão artística nas alterosas estreou nesta quinta-feira (27/04), com a publicação do minidocumentário ‘Angra ilumina Sonastério’, que também rendeu disco já disponível nas plataformas digitais. A entrevista completa em que os músicos falam sobre a experiência, assim como as performances ao vivo em estúdio durante a imersão, podem ser conferidas no canal da produtora Sonastério no Youtube.
O estúdio fica em uma construção espaçosa e integrada à natureza em Nova Lima, na Região Metropolitana de BH. Ali, artistas são convidados a refletir sobre a própria obra e ficam livres para elaborar releituras do próprio repertório – tudo com um registro audiovisual de alta qualidade, proposta elementar da produtora. O desafio foi aceito por Fabio Lione (voz), Rafael Bittencourt (guitarra, violão e voz), Felipe Andreoli (baixo e voz), Bruno Valverde (bateria) e Marcelo Barbosa (guitarra), que refizeram canções consagradas como ‘Rebirth’, ‘Millenium Sun’, ‘Nothing to Say’, ‘Judgement Day’, ‘Upper Levels’ e ‘Black Widow’s Web’ durante a live session.
O próprio imóvel que recebe os músicos foi pensado para receber as sessões ao vivo da série. “O estúdio foi construído pensando em projetos como este, temos cinco salas de gravação, nas quais podemos gravar simultaneamente. Todo o estúdio foi construído do zero e já pensado também para o trabalho em vídeo, com estrutura pra isso”, explica Bruno Barros, diretor da produtora.
O ‘ilumina’ convida alguns artistas já consagrados, outros nomes que estão começando a crescer em suas respectivas cenas e ainda aqueles no começo da jornada, mas que já chamaram atenção da produtora. Neste caso, o talento iniciante já passa logo pelo teste do ao vivo, e chega ao público com uma comprovação de qualidade.
“A gente sempre brinca que quer ser o novo ‘Acústico MTV’, o melhor produto audiovisual brasileiro para marcar uma geração mesmo. Nosso objetivo é marcar as pessoas, levar os fãs de música para dentro da plataforma, queremos que elas entrem no canal e descubram um artista novo, que consumam música lá. Esse projeto é para sempre”, diz o diretor.
A ideia é oferecer aos artistas um suporte ideal para mergulhar fundo no próprio trabalho, revê-lo nessa condição de imersão e voltar da reflexão com uma roupagem diferente para o material autoral. “Eu sou muito fã de live sessions, quando a banda faz um show, com a energia do som ao vivo, mas dentro do estúdio, onde tem um ambiente controlado e a qualidade do áudio é muito superior. O ‘ilumina’ é neste formato e tem um grande diferencial, cada artista tem um projeto customizado. Buscamos entender a essência, a identidade visual e a estética dele e trabalhar isso nos episódios. Cada série tem uma iluminação diferente, um roteiro e uma cenografia únicos. Eu não conheço outro projeto de live session que faça isso’, observa Bruno.
Antes do Angra, já passaram pela série ‘Sonastério ilumina’ os trabalhos de Zeca Baleiro, Djonga, Maro, Maneva, Francisco El Hombre, Zeeba, Lamparina, Mariana Cavanellas, Paulo Novais, Yoùn, Braza, Onze:20 e Pedra Letícia. Todas as edições já lançadas estão disponíveis gratuitamente no Youtube da produtora e nas plataformas digitais de áudio. As próximas edições do ‘ilumina’ trarão sessões das bandas Daparte, Pato Fu e Supercombo.