Inaugurado no dia 10 de setembro de 2013, a Casa Kubitschek é um dos espaços culturais que integram o Conjunto Moderno da Pampulha. Situado na orla da Lagoa da Pampulha, a casa conta a história de uma modernista por meio de espacializações, objetos e estímulos sensoriais.
A casa foi projetada em 1943 por Oscar Niemeyer (1907-2012) para ser a residência de fim de semana para o então prefeito de Belo Horizonte, Juscelino Kubitschek (1902-1976). Com telhado em forma de asa de borboleta e planos inclinados, a Casa Kubitschek configura tipologia característica da arquitetura brasileira do modernismo. Desapropriada pela Prefeitura de Belo Horizonte há alguns anos, após amplo processo de restauração e reconceituação, retorna ao público. A edificação é tombada pelo patrimônio municipal, estadual e federal.
Ao caminhar pela casa, o visitante tem uma experiência diferente em relação aos modos de habitar das décadas de 40, 50 e 60. Personagens importantes do período também ganharão destaque no local. A casa conta com jardins projetados pelo paisagista Roberto Burle Marx (1909-1994), que acabam de passar por um processo de restauração.
Saiba mais sobre os equipamentos que compõem o Conjunto Moderno da Pampulha na Rota Niemeyer: Patrimônio Cultural da Humanidade.