FecharX
Créditos da imagem:
Ensaio experimental na Sala Minas Gerais

Localizada no coração da capital mineira, no Centro de Cultura Presidente Itamar Franco, a Sala Minas Gerais é um espaço para o encontro entre a música, a Orquestra e seu público. Este é conceito da nova casa da Orquestra Filarmônica, feita exclusivamente para acolher e propagar a música de concerto. 

A ideia é que o espaço seja um ambiente capaz de fomentar a cultura belo-horizontina e transformar a capital mineira em um polo da música sinfônica mundial. Desejada desde a criação da Orquestra Filarmônica, a Sala Minas Gerais começou a ser projetada em 2013 e foi desenvolvida em duas fases. A primeira delas, por uma equipe coordenada pelo arquiteto José Augusto Nepomuceno e formada por profissionais de referência mundial em acústica, a exemplo dos norte-americanos Christopher Blair, Paul Scarbrough e Anthony Nittoli, e do brasileiro Júlio Gaspar – responsáveis pela concepção arquitetônica e acústica do espaço musical e de escuta sensível. 

Também foi avaliado o modo como a plateia se desenvolveria ao redor do palco, por meio do planejamento de vários temas em conjunto. O projeto incorporou características das consagradas salas em forma de “caixa de sapatos”, como a Boston Symphony Hall, a Musikverein de Viena, a Sala São Paulo, e em terraços ou surround, como a Philarmonie, em Berlim, dentre outras. 

Tecnologia de ponta

As instalações da Sala Minas Gerais incluem tecnologia avançada, planejada para o conforto, praticidade e qualidade acústica. Sobre o palco, há um difusor acústico móvel, com motores projetados e fabricados na Áustria, com, aproximadamente, 21 toneladas. 

A área da Orquestra é compreendida pela sala de concertos, com 1.477 lugares, bem como pelos bastidores. A partir de agora, a Filarmônica conta com uma sala de ensaios para a Percussão e duas para os demais naipes, além de sala de pianos com climatização especial. 

O Centro de Cultura Presidente Itamar Franco, além da Sala Minas Gerais, abrigará o edifício sede da Rede Minas e da Rádio Inconfidência, um restaurante e uma praça de convivência com jardins e café gazebo. 

Continua depois da publicidade
Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Política de privacidade e nosso Termo de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.