FecharX
Créditos da imagem:

Pequeno e simpático, o espaço da Bitaca da Leste abriga um mix de bar e empório. Localizada em Santa Tereza, a casa funciona de forma modesta (são apenas duas mesas, o balcão, um toca discos e um engradado com vinis) sem cardápio ou funcionários, contando com os serviços do casal de proprietários Luiz Paulo Mairink e Alice Maciel.

Às terças, quintas e sábados, a casa serve três petiscos, sendo o torresmo de barriga pururucado e a carne de sol (bovina ou suína) com farofa de abobrinha e mandioca cozida na manteiga de garrafa as opções fixas. O pão de queijo do chef também é uma das opções. Ele é preparado à base de queijo de leite cru do Serro – que serve com a carne de lata que faz e geleia de limão capeta.

Também é possível consumir no local qualquer um dos produtos à venda, o que inclui queijos, conservas e uma paçoca de carne. Entre os queijos disponíveis, estão alguns dos melhores exemplares mineiros, como o Canastra do Zé Mário, o Serra do Salitre de João Melo e o parmesão caipira de Alagoas. Os produtos comercializados no estabelecimento foram pesquisados pelo casal durante viagem pelo Norte de Minas, região onde ambos têm familiares. 

Para beber, cervejas e chope, água do filtro de barro sobre o balcão (grátis) e dez vinhos. Entre os vinis, estão títulos de Caetano Veloso, Jacob do Bandolim, Miles Davis, Maria Bethânia e Bob Dylan.

Continua depois da publicidade
Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.