FecharX
Créditos da imagem:

Localizada em Ouro Preto, a Casa dos Contos é um dos mais prestigiados monumentos do barroco mineiro. Originalmente, em 1784, foi residência e "Casa de Contratos" destinada ao recolhimento de impostos. Em 1789, derviu de prisão nobre de Inconfidentes e sede da "Administração e Contabilidade Pública da Capitania de Minas Gerais", daí o nome de "Casa dos Contos". Recebeu acréscimos físicos como o destinado à "Casa de Fundição e da Moeda", bem como foi sede de repartições públicas.

Nos anos 1970, o Ministério da Fazenda assumiu novamente o imóvel e o transformou em um Centro de Estudos do Ciclo do Ouro, com a finalidade de mostrar a história econômico-fiscal da época. Após o Ministério da Fazenda assumir o local e transformá-lo em museu, diversos acervos históricos foram filmados, fotografados e escritos, com o objetivo de disponibiliza-los para pesquisas e elaborações de trabalhos sobre o Ciclo do Ouro, a história de Minas Gerais e do Brasil.


Continua depois da publicidade
Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Política de privacidade e nosso Termo de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.