FecharX

Igreja de São José

Igreja de São José - Centro

Créditos da imagem:

Localizada no centro de Belo Horizonte, a Igreja São José foi construída pela congregação dos redentoristas em estilo neomanuelino e considerada um dos mais notáveis monumentos construídos na capital.

Sua pedra fundamental foi lançada em 20 de abril de 1902 para que os missionários redentoristas holandeses assumissem o trabalho pastoral na recente capital, que contava, em 1900, com 14 mil habitantes e apenas uma paróquia. Em 1904, começou a ser usada para funções religiosas, mas a conclusão da construção se deu apenas no ano de 1910.

Com uma forma de uma perfeita cruz latina, a matriz tem 60 metros de comprimento e 19 de largura, construída em estilo neomanuelino com fortes influências holandesas. A decoração do interior abriga os capitéis das belas colunas no estilo coríntio, o grandioso presbitério e um órgão de tubos fabricado em 1927. A pintura interna da igreja foi feita pelo artista alemão Guilherme Schumacher, que entregou a obra em fins de 1912.

O projeto arquitetônico do templo foi elaborado por Edgard Nascentes Coelho, e as obras foram dirigidas pelo irmão redentorista holandês Gregório Mulders. A Igreja de São José adotou o plano basilical (difundido com o ecletismo) com três naves, absides poligonais na cabeceira e no transepto, e projeção frontal do corpo da torre central. O interior do templo possui iluminação moderada, proveniente da sequencia de vitrais coloridos cuja composição apresenta ornatos geométricos nas guarnições e estrelas ou flores no coroamento.

Em oito quadros junto ao forro da nave central, retrata a vida de São José, desde o seu compromisso com Maria até a sua morte, passando pelo nascimento de Jesus, a apresentação no templo, a fuga para o Egito, o encontro de Jesus no templo e a sua profissão de carpinteiro. No presbitério encontramos a representação da Santíssima Trindade no eixo principal, ladeada de figuras de reis, rainhas, bispos, homens e mulheres, além de uma corte de anjos.

Continua depois da publicidade
Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Política de privacidade e nosso Termo de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.