FecharX
Créditos da imagem:

Este estabelecimento está desativado e não tem data prevista para ser reaberto

Espaço da memória, da experimentação e da contemporaneidade, o Museu das Telecomunicações incorpora as mais avançadas tecnologias e tendências museográficas para contar a aventura da comunicação humana.

Inaugurado em 2007, o Museu foi o primeiro a apresentar ao público mineiro o conceito do hipertexto - que mostra camadas de informações superpostas em vídeos que se abrem em janelas de imagens e fotografias.

O acervo do lugar conta com documentos, objetos históricos e mais de 120 vídeos, produzidos em parceria com cerca de 90 instituições do Brasil e do exterior. Todo esse material conduz o visitante a uma empolgante viagem virtual em um único ambiente.

A viagem lúdica no Museu das Telecomunicações começa logo no portal de entrada, quando o visitante recebe o pick-up que lhe permite interagir com as instalações e acionar vídeos, com  textos narrados por atores diversos, como Miguel Falabella, Marisa Orth, Zezé Polessa e Renata Sorrah.

A interação tecnológica não para por aí. O visitante também tem acesso a listas telefônicas digitalizadas e um programa Google Earth que revelam o endereço de mineiros ilustres como JK, Carlos Drummond de Andrade, Pedro Nava e Telê Santana.

Com 400 metros quadrados, o museu possui várias salas e uma biblioteca com livros de arte e tecnologia com consulta gratuita (Biblio-tec). Além dos aparelhos de telefone e telex, o museu conta com equipamentos de última geração de som e imagem, guias interativos, telas de LCD e painéis, incluindo arranjos em tecnologia 3D.

São cinco horas de vídeo e temas divididos em seções para que o público conheça mais sobre a telecomunicação brasileira. Na parte "Vozes da História", é possível ouvir gravações originais de vozes de Clarice Lispector, Sigmund Freu, Garrincha e Albert Einstein, entre outros.

O Museu das Telcomunicações é uma boa opção de passeio para o público infantil, que fica fascinado pela interatividade das exposições do lugar. Outro aspecto que chama a atenção dos pequenos pé a integração entre história, ciência e entretenimento - típica do Museu. Por meio do Programa Educativo, o Museu recebe visitas agendadas (de grupos de todas as idades e com necessidades especiais)

Continua depois da publicidade
Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Política de privacidade e nosso Termo de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.