FecharX

Parque Municipal Américo Renné Giannetti

Parque Municipal Américo Renné Giannetti

Créditos da imagem: Divulgação

O Parque Municipal Américo Renné Giannetti é o patrimônio ambiental mais antigo de Belo Horizonte. Conhecido como Parque Municipal, a área foi inaugurada em 26 de setembro de 1897 e teve como primeira inspiração os parques franceses da Belle Époque com jardim florido e coreto central. Hoje, o parque funciona como um importante espaço de lazer, cultura e contemplação da cidade.

O local é uma das principais áreas verdes da capital mineira, contando com 182 mil m² de vegetação. Três grandes lagoas dão um charme especial ao lugar, que é ornamentado pela beleza e canto de aves típicas da região. O ponto se localiza no hipercentro, região mais adensada da cidade. Sendo assim, o parque é como um cantinho de tranquilidade em meio à agitação metropolitana de BH.  

A diversa flora do Parque Municipal é um dos seus maiores atrativos. O parque abriga cerca de 300 espécies de árvores raras e nativas, originárias de biomas brasileiros e várias partes do mundo, além de 330 espécies ornamentais. Ou seja, é possível encontrar desde figueiras, ipês, sapucaias e jaqueiras, até lírios, ixórias, azaléias e bromélias.

A região também serve como moradia para a fauna silvestre. O visitante pode observar centenas de espécies de todo o tipo. Por exemplo, bem-te-vis, sabiás, borboletas, micos, gambás, entre vários outros. Para os que não podem ir ao local, o Parque Municipal oferece a opção de uma visita virtual através do Portal Minas Gerais.


Cultura e lazer dentro do Parque Municipal


Além de ceder espaço para a natureza, o parque abriga o Teatro Francisco Nunes. Inaugurado em 1950, o teatro funciona como palco de espetáculos e eventos de renome nacional e internacional, como a famosa Campanha de Popularização do Teatro e da Dança. O local foi restaurado em 2014 e agora possui capacidade para 525 lugares.

O parque também oferece brinquedos, como trenzinho, barcos a remo, carrossel, roda gigante, minhocão, pula-pula e muitos outros. Pelo espaço, há também equipamentos e estrutura para ginástica e esportes, como pista para caminhada e patins, quadra de tênis e quadra poliesportiva. A variedade de opções encanta tanto a criançada quanto os adultos, de modo que algumas são gratuitas e outras tarifadas.


Entrada e horário de funcionamento


O Parque Municipal Américo Renné Giannetti fica aberto das 8h às 18h, com entrada permitida até às 17h, de terça-feira a domingo. Para a visitação, é necessário o agendamento prévio. A retirada de ingresso é gratuita e pode ser feita no site da PBH, a partir de 8h das segundas-feiras.

Assim como outros parques da cidade, atualmente está sendo exigida a vacinação contra Febre Amarela para entrar no Parque Municipal. Caso o visitante não esteja com o comprovante, deverá preencher uma declaração, disponibilizada pelo parque, de que se encontra imunizado. Devido a exigência, menores de 9 meses, por não poderem ser imunizados contra a doença, não podem acessar o parque.

Continua depois da publicidade
Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Política de privacidade e nosso Termo de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.