FecharX
Créditos da imagem:

Mais controvertido prédio em estilo pós-moderno de Belo Horizonte, o prédio receberá o Centro de Informação ao Turista Tancredo Neves. Ele foi construído no final dos anos 1980, na Praça da Liberdade, e ainda hoje provoca polêmica. O conjunto de materiais empregados na fachada e laterais levou o prédio de colorido extravagante a ficar popularmente conhecido pelo nome de Rainha da Sucata, em alusão à telenovela de grande sucesso exibida pela Rede Globo em 1990.

Os autores do projeto foram os arquitetos Éolo Maia (1942-2002) e Sylvio de Podestá. A concepção ousada incorpora diversos tipos de materiais característicos de Minas Gerais, desde chapas de aço das indústrias metalúrgicas até pedras como o quartzito, a ardósia e a pedra-sabão. Sua área construída é de 1.460 metros quadrados, num terreno de 620 metros quadrados.

Sua fachada lembra uma colagem de chapas de alumínio, com um vão central contendo formas geométricas. Uma torre cilíndrica, em chapas amarelas, escora o edifício do lado direito, enquanto uma outra torre, retangular e marrom, compõe o lado esquerdo. Na entrada, uma escultura em forma de uma laranja fatiada dá um toque todo especial às pilastras azuis.

Segundo seus idealizadores, o prédio contém um objetivo didático e lúdico. O projeto arquitetônico deveria servir também como leitura e informação a seus usuários, em especial quanto ao emprego de materiais marcadamente regionais. O prédio acompanha a altura e o volume dos prédios históricos das secretarias de Estado na praça da Liberdade. E faz referência a eles, como, por exemplo, à cúpula da antiga secretaria da Educação, o vizinho mais próximo.

Abrigou o Museu de Mineralogia Prof. Djalma Guimarães até 2010, quando o acervo foi cedido ao MM Gerdau ? Museu de Minas e do Metal. Integra o Circuito Cultural Praça da Liberdade.

Continua depois da publicidade
Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Política de privacidade e nosso Termo de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.