Medida valerá em datas específicas da folia e promete facilitar a circulação dos foliões pela capital mineira
Os motoristas que circulam por Belo Horizonte terão um alívio no bolso durante o pré-Carnaval e o Carnaval deste ano. A Prefeitura da capital mineira anunciou a liberação da cobrança do estacionamento rotativo em dias específicos da folia. A medida foi oficializada por meio de uma portaria publicada nesta sexta-feira (7) no Diário Oficial do Município (DOM).
Segundo a administração municipal, a gratuidade será aplicada nos dias 22 e 23 de fevereiro e entre 1º e 4 de março, permitindo que as áreas regulamentadas pelo sistema Rotativo sejam utilizadas sem a necessidade de compra de créditos eletrônicos. Já na Quarta-feira de Cinzas, 5 de março, a liberação se estenderá até o meio-dia.
Leia também
Atualmente, Belo Horizonte conta com 23.214 vagas físicas de estacionamento rotativo, que, respeitado o tempo máximo de permanência, podem se transformar em até 104.055 utilizações distribuídas por 882 quarteirões da cidade. O serviço, que normalmente custa R$ 4,95 por uso digital, oferece tempos variados de permanência (1h, 2h, 5h ou 12h), além de um bônus de 30 minutos para realocação em outra vaga.
A decisão da Prefeitura visa facilitar a circulação dos foliões e reduzir o impacto da demanda por estacionamento durante um dos períodos mais movimentados do ano. Com a expectativa de milhares de pessoas nas ruas para os blocos de Carnaval, a gratuidade do rotativo pode minimizar congestionamentos e incentivar o uso de vagas de forma mais organizada. Com a folia se aproximando, motoristas devem ficar atentos às mudanças no trânsito e às restrições de circulação impostas para garantir a segurança dos participantes e o bom funcionamento da cidade durante a festa.