Cultura

Anna Muylaert, de ‘Que Horas Ela Volta?’, será grande homenageada da CineBH

Mostra Internacional de Cinema de BH abre com exibição de novo longa da diretora


Créditos da imagem: Leo Lara/Divulgação
Muylaert ganha mostra temática e recebe Troféu Horizonte, que simboliza evento; noite de abertura exibe 'O Clube das Mulheres de Negócios'

Bossuet Alvim

|
07/09/24 às 11:02
compartilhe

Responsável por sucessos do cinema nacional como ‘Que Horas Ela Volta?’ (2015) e ‘Durval Discos’ (2002), a cineasta Anna Muylaert será a grande homenageada na 18ª edição da Cine BH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte. A diretora e roteirista estará presente na noite de abertura do evento, em 24 de setembro (terça-feira), que contará com uma exibição de seu novo longa ‘O Clube das Mulheres de Negócios’. A realizadora paulistana receberá o Troféu Horizonte, símbolo da mostra.

Homenagem a carreira brilhante

Formada em cinema pela USP, Anna Muylaert começou a carreira na TV, como roteirista de séries infantis que incluem os clássicos ‘No Mundo da Lua’ e ‘Castelo Rá-Tim-Bum’ (Cultura). Estreou na direção em ‘Durval Discos’ e fez, na sequência, ‘É Proibido Fumar’ (2009), ambos sucessos de crítica. 

    Confira também: Veja trailer de ‘O Dia Que te Conheci’, comédia romântica ambientada em BH 

Assinou roteiros de ‘Desmundo’ (2003) e ‘O Ano Em Que Meus Pais Saíram de Férias’ (2006), além de ter retomado o comando das câmeras para ‘Chamada a Cobrar’ (2012) e o hit ‘Que Horas Ela Volta?’ (2015), seu maior êxito de público, com repercussão internacional. A ele, seguiram-se ‘Mãe Só há Uma’ (2016) e ‘Alvorada’, este último em parceria com Lô Politi na direção. 

A programação da CineBH inclui uma mostra dedicada às obras de Muylaert, com exibição de seu título mais recente e dos longas ‘Durval Discos’ (em sessão a céu aberto, na Praça da Liberdade), ‘Que Horas Ela Volta?’, ‘Mãe só há Uma’ e ‘Alvorada’. A versão online da mostra traz ainda alguns dos curtas dirigidos pela homenageada.

CineBH em 18 edições

O principal evento dedicado à sétima arte na capital vai ocupar nove espaços da cidade, entre 24 e 29 de setembro, com uma programação gratuita de oficinas, debates, masterclasses, painéis e, é claro, exibições de mais de 100 filmes nacionais e internacionais em mostras temáticas e pré-estreias.