Com a chegada do Ano da Serpente, festividade milenar reforça rituais de renovação da cultura chinesa
O Ano Novo Chinês, considerado o feriado mais importante da China, começa nesta quarta-feira (29) e será celebrado em diversas partes do mundo. Também chamado de Ano Novo Lunar ou Festival da Primavera, a festividade dura até 15 dias, dependendo da região e dos costumes locais.
A cada ano, a celebração é representada por um dos 12 animais do calendário chinês, e em 2025 será a vez da Serpente, símbolo de inteligência, estratégia e transformação. O feriado é marcado por uma grande movimentação na China, com milhões de pessoas viajando para reencontrar familiares.
O Ano Novo Chinês é um momento de renovação e recomeço, e para muitas culturas orientais, um período propício para visitar templos e realizar rituais para atrair prosperidade. A troca de envelopes vermelhos, conhecidos como hongbao, é uma tradição comum. Esses envelopes contêm dinheiro e simbolizam sorte e boas energias para o novo ciclo.
As casas são decoradas com lanternas vermelhas e pinturas com caracteres de felicidade e longevidade. Fogos de artifício também fazem parte da festividade, pois, segundo a crença, espantam maus espíritos. Muitas famílias aproveitam para fazer uma limpeza completa em suas casas antes do início do ano, garantindo que o novo ciclo comece sem más energias.
Leia também
Além das celebrações, a data carrega uma série de tradições e tabus, baseados na ideia de que certas ações podem influenciar a sorte do ano que começa. Algumas das crenças mais conhecidas incluem:
Nos últimos anos, essas superstições ganharam força nas redes sociais e viralizaram entre pessoas interessadas na cultura chinesa.
Na cultura chinesa, há dois calendários utilizados: o lunar e o solar. O Ano Novo Lunar, que segue os ciclos da Lua, é o mais adotado para festividades tradicionais e para a agricultura. Em 2025, ele começa em 29 de janeiro.
Já o Ano Solar Chinês, baseado na posição do Sol, tem uma data variável entre 3 e 5 de fevereiro, pois é marcado pela passagem do Sol pelo 15º grau do signo de Aquário. Em 2025, o Ano Solar Chinês terá início em 3 de fevereiro.