Carnaval 2025

Carnaval 2025: quarta-feira de cinzas é feriado ou ponto facultativo em BH?

Descubra se a quarta-feira de cinzas, dia seguinte ao final da folia do Carnaval, é feriado ou ponto facultativo em BH


Créditos da imagem: Reprodução/Acervo Belotur
Carnaval de Belo Horizonte leva milhões de foliões às ruas da cidade Entenda se quarta-feira de cinzas é feriado ou ponto facultativo em BH

Duda Sperandio

|
17/02/25 às 12:58 - Atualizado em 17/02/25 às 13:26
compartilhe

A cada ano, surge uma mesma dúvida entre belo-horizontinos e brasileiros em geral: a quarta-feira “pós-Carnaval”, conhecida como quarta-feira de cinzas, que em 2025 será no dia 5 de março, é feriado ou ponto facultativo?

A data marca o dia seguinte ao final da folia e inicia, para muitos, um período de abstenção. Para os católicos, que são maioria entre a população brasileira, é o primeiro dia da Quaresma, período de 44 dias de penitência antes da Páscoa, principal celebração do calendário cristão, que representa a ressurreição de Jesus Cristo.

Por isso, na quarta-feira de cinzas, é recomendado que os fiéis se abstenham de comer carne vermelha, em memória aos 40 dias de jejum e sofrimento passados por ele no deserto antes de morrer crucificado e, dias depois, ressuscitar, segundo a Bíblia.

Leia mais:

Mas, afinal, a quarta-feira de cinzas é feriado?

Apesar do significado que a data tem para grande parte da população, ela não é considerada feriado nacional. Em Belo Horizonte, também não há nenhuma lei que determine isso.

Em BH, no entanto, a quarta-feira de cinzas é considerada ponto facultativo até o meio-dia — ou seja, na data, as empresas podem conceder aos funcionários a opção de não trabalhar durante a manhã.

E o Carnaval?

A segunda e a terça-feira de Carnaval também não são consideradas feriado nacional. Cada estado ou cidade, portanto, tem a liberdade para definir se os empregados do local terão direito a folga ou ponto facultativo nesses dias.

Em Belo Horizonte, segunda e terça são consideradas ponto facultativo. Mas, ao contrário da quarta-feira de cinzas, não há horário-limite.