Cultura

Casa Fiat de Cultura une Barroco e arte contemporânea em mostra inédita em BH

Exposição gratuita reúne 64 obras de Iuri Sarmento que reinterpretam a estética do Brasil colonial com cores e gestos da arte contemporânea


Créditos da imagem: Divulgação
Iuri Sarmento em pé diante de painel de mosaico colorido com elementos florais. Iuri Sarmento, artista da exposição "O Sorriso do Barroco", em frente a uma de suas obras de mosaico.

Redação - SouBH

|
24/03/26 às 18:08 - Atualizado em 24/03/26 às 18:23
compartilhe

A Casa Fiat de Cultura apresenta a exposição inédita “O Sorriso do Barroco” entre os dias 24 de março e 24 de maio de 2026, com entrada gratuita. A mostra reúne 64 obras, entre pinturas e porcelanas, do artista mineiro Iuri Sarmento, que revisita a herança barroca sob uma perspectiva contemporânea.

Com curadoria de Marcus Lontra, a exposição propõe um diálogo entre passado e presente. As obras de Sarmento reinterpretam elementos clássicos do Barroco, como volutas, arabescos e douramentos, combinados com cores intensas e referências culturais de Minas Gerais e da Bahia.

Leia Mais

O artista explica que suas obras são construções de muitas camadas, unindo cores, texturas e referências. Elementos como azulejos, rendas e ornamentos aparecem ressignificados, criando narrativas visuais que mesclam memória e fantasia, muitas vezes articulados como mosaicos.

Segundo o curador, Sarmento constrói sua linguagem a partir das dobras e dos dramas do barroco colonial, articulando referências históricas, experiências pessoais e cultura popular. O percurso expositivo constrói uma narrativa contínua, na qual as peças dialogam por meio de formas, cores e temas.

Cartaz - (foto: Divulgação)
Mostra vai até dia 24 de abril e tem entrada gratuita(foto: Divulgação)

A iniciativa celebra os 20 anos da Casa Fiat de Cultura, reafirmando o compromisso de conectar tradição e contemporaneidade. Massimo Cavallo, presidente da instituição, enfatiza que revisitar matrizes culturais é reconhecer a arte como um território em constante movimento.

A exposição é uma realização do Ministério da Cultura e da Casa Fiat de Cultura, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Stellantis e da Fiat. O projeto conta com apoio cultural do Circuito Liberdade, do Governo de Minas e do Programa Amigos da Casa.

Serviço

Exposição “O Sorriso do Barroco”

Período: de 24 de março a 24 de maio de 2026

Local: Casa Fiat de Cultura (Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – Belo Horizonte/MG)

Visitação: terça a sexta, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h

Entrada: gratuita

Bate-papo com Marcus Lontra e Iuri Sarmento

Data: 24 de março de 2026, às 19h30, na Casa Fiat de Cultura

Inscrições: gratuitas, pela Sympla