FecharX

Cine Santa Tereza recebe Festival de Videoarte e Cinema experimental

De forma gratuita, serão exibidos 46 trabalhos vindos de 12 países



Créditos da imagem: Ivory Tower Still
Main a5122450 7388 447a 8e2a 3d4a716cbd77
O Timeline BH traz a proposta de promover as produções audiovisuais de artistas que ultrapassam as fronteiras formais do fazer audiovisual tradicional, buscando um cinema que assuma um risco estético
Redação Sou BH
04/11/22 às 07:37
Atualizado em 04/11/22 às 07:37

O Cine Santa Tereza recebe até domingo (6/11), a sétima edição do Festival de Videoarte e Cinema Experimental de Belo Horizonte — Timeline. O evento celebra a videoarte mundial e exibe 46 trabalhos vindos de 12 países, com seis programas e um longa-metragem em homenagem a Jonas Mekas. A entrada é gratuita, mediante retirada de ingressos antecipadamente pelo site Disk Ingressos ou diretamente na bilheteria do cinema com 30 minutos antecedência das sessões.


O Timeline BH traz a proposta de promover as produções audiovisuais de artistas que ultrapassam as fronteiras formais do fazer audiovisual tradicional, buscando um cinema que assuma um risco estético. As produções exploram novas formas para o cinema, assim como as convergências que surgem nos diálogos com outros meios artísticos.

Neste ano, o festival conta com a curadoria de Sávio Leite, Joacélio Batista, Ana Moravi e Sara Não Tem Nome. O evento também conta com curadorias convidadas, como Rosângela Fachel e Wagner Previtalido, a partir do FIVA – SPMAV – Festival Internacional de videoarte e Seminário de Pesquisa do Mestrado em Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

A sétima edição do festival faz uma homenagem ao cineasta e diretor americano de origem lituana Jonas Mekas, considerado uma das figuras mais importantes da história do cinema experimental e que integra as comemorações do centenário do diretor. Será exibido o filme As I Was Moving Ahead Occasionally I Saw Brief Glimpses of Beauty (2000), de Jonas Mekas, com produção e curadoria de André Lage (6). O filme fornece um vislumbre íntimo da vida pessoal do autor, construindo uma narrativa de longa-metragem a partir de mais de 30 anos de filmagens caseiras. A exibição do longa-metragem contou com apoio de Pip Chodorov, do Lithunian Film Center, do Consulado da Lituânia em São Paulo, e de André Lage.


Serviço

Festival de Videoarte e Cinema Experimental de Belo Horizonte

De sexta a domingo, a partir das 19h

Cine Santa Tereza - Rua Estrela do Sul, 89, Santa Tereza – Praça Duque de Caxias
Entrada gratuita
Ingressos: antecipadamente pelo site www.diskingressos.com.br ou diretamente na bilheteria do cinema com 30 minutos de antecedência
Programação completa do festival: www.timelinebh.com