Cultura

Festival gratuito oferece teatro e dança para adultos e crianças na Pampulha

Aviva Cultura faz edição de estreia em BH entre 7 e 9 de novembro (quinta a sábado)


Créditos da imagem: Divulgação
Grupo Rapa de Tacho leva peça 'O que Fica de Nós Mesmos' à programação no Teatro Raul Belém Machado/Espaço Cênico Yoshifumi Yagi

Redação Sou BH

|
28/10/24 às 19:52
compartilhe

Entre os dias 7 e 9 de novembro (quinta-feira a sábado), Belo Horizonte recebe o Aviva Cultura, evento que se dedica a aproximar o público de expressões artísticas diversas com uma programação gratuita voltada para dança, teatro, música e oficinas. Com passagem por mais de 20 cidades paulistas e uma recente edição em Bataguassu (MS), o projeto chega pela primeira vez à capital mineira, no Espaço Cênico Yoshifumi Yagi (Rua Leonil Prata, s/nº – Alípio de Melo), com atrações que buscam fortalecer a presença de artistas regionais.

    Veja também: Exposição ‘Garotas, Garotas’ retrata amizade e companheirismo entre lésbicas 

A iniciativa, que valoriza artistas de rua e performers fora dos grandes circuitos culturais, oferece apresentações ao ar livre na arena com capacidade para 500 pessoas e sessões mais intimistas no Teatro Raul Belém Machado, que conta com 160 lugares. Na capital mineira, a programação inclui desde espetáculos de dança que abordam temas sociais até peças interativas e oficinas.

Cia Rosilda Figueiredo e Dário Marques apresenta ‘Ciranda de histórias, brincadeiras e canções’ para a criançada na quinta-feira (7)

Para adultos e crianças

Na quinta-feira (7), o evento abre com o espetáculo infantil ‘Ciranda de Histórias’, da Cia Rosilda Figueiredo e Dário Marques, às 14h30, levando brincadeiras e canções inspiradas na cultura popular brasileira. À noite, a Cia Makarios de Dança apresenta ‘Reflexos – O Outro do Meu Eu’, com coreografias que abordam temas como preconceito racial e depressão, partindo das vivências pessoais dos bailarinos.

A sexta-feira (8) reserva uma oficina de dança para os alunos da Escola Municipal Júlia Paraíso, conduzida pela Cia BeHoppers, e, às 20h, o Grupo Rapa de Tacho sobe ao palco com ‘O que Fica de Nós Mesmos’, peça sobre luto e afeto dirigida por Eduardo Moreira e Leonardo Rocha.

No sábado (9), o evento começa pela manhã com ‘Danizinha Protetora’, espetáculo lúdico para o público infantil que traz valores como amizade e respeito pelos animais. A tarde traz a apresentação interativa de Lindy Hop da Cia BeHoppers, seguida da peça ‘Idas e Vindas’, que narra um romance ambientado na Segunda Guerra Mundial. Encerrando a programação, a Cia Produções Suspeitas apresenta ‘Suspeitos, um Crime Improvisado’, uma peça de improvisação em que a plateia ajuda a resolver um mistério, às 19h30.

História de mistério marcada pela linguagem da improvisação, ‘Suspeitos, um Crime Improvisado’ encerra festival no sábado (9)

Programação completa 

Quinta-feira (7 de novembro)

14h30 – ‘Ciranda de histórias, brincadeiras e canções’ (infantil)
20h – ‘Reflexos – O Outro do Meu Eu’ (dança)

Sexta-feira (8)

20h – ‘O Que Fica de Nós Mesmos’ (teatro musical e de bonecos)

Sábado (9)

11h – ‘Danizinha Protetora’ (infantil)
15h30 – Lindy Hop com o grupo BeHoppers (dança)
16h30 – ‘Idas e Vindas’ (teatro)
19h30 – ‘Suspeitos, um Crime Improvisado’ (teatro)

Ingressos para o festival Aviva Cultura

As entradas para todos os espetáculos da programação podem ser retiradas gratuitamente pela internet. Os ingressos também ficam disponíveis na bilheteria do Teatro Raul Belém Machado, duas horas antes de cada apresentação. Mais informações: (31) 3277-6437.