12ª edição chega à noite da grande decisão com concerto gratuito em 30 de outubro
No dia 30 de outubro (quarta-feira), a Filarmônica de Minas Gerais realiza o 12º Festival Tinta Fresca, que oferece ao público a oportunidade de conhecer seis obras inéditas de compositores brasileiros. O concerto, que será gratuito, acontece às 20h30 na Sala Minas Gerais (Rua Tenente Brito Melo, 1090 – Barro Preto), sob a regência do maestro associado José Soares.
As peças finalistas são: ‘Contemplação’, de Igor Maia (SP); ‘Sacro Sonoro’, de Lucas Pigari (SP); ‘Íntima Odisseia’, de Luiz Hauck (MG); ‘Noturno para Orquestra’, de Felipe Fernandes (SP); ‘Fulgurações Cetíneas’, de Willian Lentz (PR); e ‘Ainulindalë’, de José Corrêa (PA). A distribuição de ingressos será feita nesta sexta-feira (25 de outubro), a partir do meio-dia, pelo site da Filarmônica, limitada a 2 ingressos por pessoa. Mais informações: (31) 3219-9000.
O Festival Tinta Fresca tem se consolidado como uma rara oportunidade para compositores exibirem suas criações e ganharem espaço no cenário musical erudito brasileiro. Além de concorrerem a uma encomenda inédita para a temporada 2025 da Filarmônica, os finalistas contam com uma plataforma privilegiada de divulgação, que inclui transmissão ao vivo pelo canal da Filarmônica no YouTube e pela Rádio MEC FM. O evento também marca o lançamento do edital para a próxima edição do festival.