Trem Pra Fazer reúne o melhor da programação cultural e as opções de lazer na cidade metropolitana
Destaque para o espetáculo “A Celebração da Mulher Monstro” e para o Festival Esquenta de São João
O projeto Trem Pra Fazer, com curadoria do jornalista cultural Felipe Pedrosa, traz para o Sou BH a lista de eventos com entrada franca na cidade de Contagem, em uma programação que segue até o próximo domingo (10 de maio). Destaque para o espetáculo “A Celebração da Mulher Monstro” (foto) e para o Festival Esquenta de São João. Bão rolê!
📍 A Batalha Eldorado, com o duelo de rimas, a partir das 19h, invade a rua Portugal, número 370, no bairro Eldorado.
📍 O espetáculo “A Celebração da Mulher Monstro”, da Pereba Teatral, às 18h30, ocupa a Estação Juventude (avenida João César de Oliveira, 174, JK).
📍 O músico Claudinei Frank, a partir das 18h, é atração na Feira da Economia Solidária, na Praça Itaí, s/n, no bairro Monte Castelo.
📍 O Festival Esquenta de São João, com a dupla João Marcos e Maurinho e com a banda Dona Odeteh, acontece na Praça do Sol, na avenida Severino Ballesteros Rodrigues, s/n, no bairro Cabral. Na sexta, das 17h às 23h; no sábado, das 13h às 23h; e, no domingo, das 10h às 18h.
📍 A tradicional Festa da Abolição da Escravatura, da Comunidade dos Arturos, acontece na sexta, às 19h; no sábado, às 18h, e, no domingo, das 4h às 20h, na rua Capelinha, s/n, Jardim Vera Cruz.
📍 A exposição fotográfica itinerante “Efeito de Cor”, com show de Juão Jubá, roda de bate-papo e lançamento de livro, acontece no Parque Cataguás (rua Rio Comprido, 4.655, Cinco), das 10h às 17h.
📍 O projeto Cores da Vila, às 10h, oferece uma Oficina de Introdução ao Graffiti, no Céu das Artes – Ressaca (rua Magnólia, 100, Arvoredo). Vagas limitadas.
📍 O Samba do Pimpolho, a partir das 19h30, invade o Gambar (rua Mestre Pedrinho, 112, Nossa Senhora do Carmo). O local não cobra couvert.
📍 A Batalha do Nova, a partir das 19h, acontece na Praça do Retiro (av. Retiro dos Imigrantes, s/n, Retiro).
📍 A Seresta das Mães, com Léo Rodrigues e Betão, acontece, a partir das 17h, na Praça Tancredo Neves, em frente a Prefeitura de Contagem.
📍 O Festival Rock & Brasa, com as bandas Country Land, Borne e Locomotive, será no Rooftop do Avião (av. Babita Camargos, 1.295, Cidade Industrial). A entrada é gratuita das 16h às 18h. Retire sua cortesia no Sympla.
📍 A cantora Poliane Lins, a partir das 18h, fará uma homenagem para as mamães na Praça Sueli Silva, s/n, no bairro Bernardo Monteiro.
📍 Encerrando a lista do que fazer em Contagem em maio de 2026, vai rolar show do músico Sandiego, a partir das 9h, na Feira do Avião (av. Babita Camargos, 1.295, Cidade Industrial).
📍 A exposição “Pisando em Cores”, inspirada no trabalho do artista Paulo Chavonga, ocupa a Secretaria Municipal de Educação (rua Coimbra, 100, Santa Cruz Industrial). Visitação de segunda a sexta, das 8h às 17h. Até 15/05.
📍 A exposição “Somos Diferentes, Somos Muitos, Mas Todos Cabem no Mundo”, com base na luta antimanicomial, ocupa a Estação Bernardo Monteiro (rua Desembargador Luciano Souza Lima, 1.250, bairro Bela Vista). Visitação de terça a sexta, das 10h às 17h. Até 29/05.
📍 Aproveite os parques da cidade. São eles:
A nova temporada do Trem Pra Fazer Podcast, com o tema “Meu Negócio É Arte”, estreou. O quinto episódio, sobre Políticas Públicas Culturais, já está no ar. Ouça: