FecharX

Leonardo da Vinci é tema de exposição imersiva com réplicas e projeções em BH

Obras de arte e invenções do italiano são retratadas em mostra gratuita



Créditos da imagem: Felipe Amarelo/Divulgação
Main 460a8848 1 copiar alta  1
Pinturas como 'A Última Ceia' e a 'Mona Lisa' são revisitadas em acervo interativo, que também reúne réplicas de máquinas do inventor
Redação Sou BH
29/08 às 20:19
Atualizado em 29/08 às 20:20

A exposição 'O Extraordinário Universo de Leonardo Da Vinci' chega a Belo Horizonte, oferecendo uma experiência imersiva sobre a vida e as invenções do gênio renascentista. Com recursos como realidade aumentada e projeções audiovisuais, a mostra explora os diversos campos de interesse de Da Vinci, desde arte e anatomia até engenharia e botânica. 

O acervo estará disponível para visitação entre 6 de setembro e 8 de dezembro, no Espaço 356 (Rua Adriano Chaves e Matos, 100 - Olhos D'Água). A entrada é gratuita e requer agendamento pelo site do Memorial Vale. As visitas ocorrem às terças, quartas e sextas das 9h às 17h; quintas das 9h às 20h; sábados das 10h às 20h e domingos das 10h às 17h. 

Exposição com entrada gratuita ocupa o Espaço 356, no Bairro Olhos d'Água, durante itinerância do Memorial Vale

Da Vinci sob olhar contemporâneo

Thiago Carvalho, curador da exposição, explica que a exposição pretende mostrar ao público como o legado de Da Vinci continua atual, destacando suas criações que ainda dialogam com questões dos dias atuais. Um dos artistas mais célebres de todos os tempos, o italiano influenciou gerações e inspirou a criação de tecnologias como o automóvel e o submarino.

    Veja também: Casa Fiat de Cultura traz a BH obras inéditas do paisagista José Pancetti 

"O nosso objetivo é apresentar ao público, de forma leve e divertida, como Leonardo da Vinci foi um revolucionário e como seu pensamento, sua arte e estudos continuam a influenciar o mundo moderno. Mais de 500 anos após sua morte, as criações de Da Vinci ainda dialogam com temas contemporâneos e permanecem extremamente relevantes", ele observa.

Projeções e estudos de Da Vinci, que inspiraram tecnologias contemporâneas como automóvel e submarino, são retratados com réplicas

Mostra imersiva e interativa

A exposição, com cerca de 1.500 metros quadrados e dividida em nove áreas temáticas, utiliza tecnologia para criar uma experiência envolvente e interativa. Durante a visita, o público é convidado a explorar a mente inovadora de Da Vinci, com réplicas em tamanho real de suas máquinas e esboços, acompanhadas de informações que elucidam a relação entre arte, ciência e engenharia em suas criações.

Em uma das salas de projeção, os visitantes podem assistir a animações que combinam computação gráfica avançada com obras icônicas de Leonardo da Vinci, como 'A Última Ceia' e a 'Mona Lisa'. Além disso, o uso de realidade aumentada permite explorar invenções do artista, incluindo um protótipo de helicóptero e um carro a manivela.

A mostra detalha as várias áreas de interesse de Da Vinci, como física, botânica, geometria, anatomia e arte, destacando sua visão pioneira. Além de explorar suas invenções e obras, a exposição revela detalhes da vida pessoal do artista, oferecendo uma compreensão mais profunda de seu legado.