FecharX

Palácio das Artes, em BH, volta a receber o público

Montagem teatral do CEFART, exposições do Festival Internacional de Fotografia de Belo Horizonte e eventos do Cine Humberto Mauro integram a programação gratuita



Créditos da imagem: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press
Main pal%c3%a1cio das artes 2
Depois de mais de 200 dias com as portas fechadas, o Palácio das Artes, em Belo Horizonte, volta a receber o público
Redação Sou BH
08/07/21 às 12:33
Atualizado em 08/07/21 às 12:33

Depois de mais de 200 dias com as portas fechadas, o Palácio das Artes, em Belo Horizonte, volta a receber o público. A programação tem início com o espetáculo "...Incomoda, incomoda, incomoda…", que possui direção e dramaturgia da artista convidada Rita Clemente, e marca a formatura dos alunos do Curso Técnico em Teatro do Centro de Formação Artística e Tecnológica - Cefart. A montagem também celebra os 35 anos do Curso Técnico de Teatro do Cefart, sendo atualmente um dos principais cursos de formação de atores e atrizes no estado.

Nesta quinta-feira (8), a exposição Imagens Resolutivas, resultado da 4ª edição do Festival Internacional de Fotografia de Belo Horizonte (FIF-BH), será aberta ao público pela primeira vez. A mostra ocupa três galerias do Palácio das Artes (Galeria Genesco Murta, Galeria Arlinda Corrêa Lima e Galeria Aberta Amilcar de Castro), além da fachada, e a CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais. A entrada dos visitantes seguirá as diretrizes do protocolo de enfrentamento à disseminação da Covid-19, com horário reduzido, distanciamento social, higienização e demais medidas sanitárias.

A partir do dia 16 de julho, o Cine Humberto Mauro reabre as portas para o público mineiro após um ano e quatro meses sem realizar eventos presenciais. Interrompida em março de 2020 em razão da pandemia, as sessões serão retomadas com a Mostra Joan Crawford, que homenageia esta grande artista da história do Cinema Mundial. Todos os eventos do Cine Humberto Mauro possuem entrada gratuita, e os ingressos serão distribuídos antes de cada sessão, com lotação máxima do cinema de 30 lugares (25% da ocupação), garantindo o distanciamento do público.

A Fundação Clóvis Salgado estabeleceu uma série de normas para a volta das atividades de forma segura. Para evitar aglomerações, o teatro e o cinema contarão com sinalização nas áreas externas e internas.  Também as cadeiras dos espaços possuem lacre, indicando os assentos permitidos para manter o distanciamento entre as pessoas. O uso de máscaras – tanto para visitantes quanto funcionários – será obrigatório.

Todos os ambientes do Palácio das Artes serão higienizados diariamente antes da abertura ao público. Também são disponibilizados tapetes para a limpeza de calçados, assim como álcool em gel 70% para desinfecção das mãos. Para garantir maior segurança dos visitantes, a entrada de sacolas, mochilas e afins não é permitida, para diminuir a contaminação dos espaços.

Os frequentadores também deverão seguir recomendações como evitar aglomerar e conversar, manusear telefone celular, ou tocar no rosto durante a permanência no interior do centro cultural; cobrir o nariz e a boca ao tossir ou espirrar; realizar a higienização das mãos ao entrar e sair do espaço; seguir sempre as instruções dos funcionários e não frequentar o teatro caso apresente qualquer sintoma de resfriado ou gripe.