FecharX

Protagonismo feminino: Festival Verbo Gentileza volta à Praça Floriano Peixoto

Evento reúne atrações culturais e ações comunitárias nos dias 7 e 8 de setembro



Créditos da imagem: Lucas Hallel/Divulgação
Main mat verbo
Programação gratuita que inclui shows, intervenções e instalações ocupa espaço público no Bairro Santa Efigênia das 9h às 22h
Redação Sou BH
29/08 às 20:50
Atualizado em 29/08 às 20:50

Nos dias 7 e 8 de setembro (sábado e domingo), a 9ª edição do Festival Verbo Gentileza ocupa a Praça Floriano Peixoto (Santa Efigênia), das 9h às 22h, celebrando a potência feminina com uma programação gratuita que inclui shows, rodas de conversa, oficinas infantis, intervenções artísticas, instalações e mais ações culturais. Um dos destaques do evento é a colaboração especial entre as cantoras Fernanda Takai e Coral. 

A escalação de atrações é diversificada e contempla várias formas de expressão e envolvimento comunitário. O público poderá explorar atividades distribuídas pela praça, como a Alameda Cemig, quiosques, a praça central e o Palco Instituto Unimed BH. A programação inclui ainda um piquenique com oficinas infantis e performances, que acontecem nos gramados, onde grandes toalhas são dispostas para que os visitantes possam aproveitar o dia com conforto.

    Veja também: Leonardo da Vinci é tema de exposição imersiva com réplicas e projeções em BH 

A agenda do evento é guiada pelos princípios para a construção de um mundo melhor propostos pela ONU, por meio da Agenda 2030 e pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O Verbo Gentileza convida a comunidade a refletir sobre a criação de um futuro mais justo, consciente e gentil. O festival também promove a integração, a reflexão e o diálogo para a mudança de hábitos, proporcionando um momento de pausa na rotina para reconhecer as potências humanas.

Igualdade de gênero e diversidade

Patrícia Tavares, idealizadora do projeto, destaca a importância de reconhecer e valorizar as conquistas das mulheres, promovendo a igualdade de gênero e a diversidade. "Dedicar um ano ao potencial feminino é uma forma poderosa de reconhecer e valorizar as conquistas das mulheres. É uma oportunidade para inspirar novas gerações, promover a igualdade de gênero e destacar a importância da diversidade", afirma.

Desde 2020, o Verbo Gentileza adota um formato híbrido, transmitindo suas atividades ao vivo e online pelo canal Verbo Gentileza no YouTube, permitindo que mais pessoas tenham acesso ao evento.

Com uma vasta programação que equilibra cultura e engajamento comunitário, Verbo Gentileza promove ações para mães e filhos

Potência feminina em destaque

Desde sua criação, em 2016, o Festival Verbo Gentileza tem sido liderado por mulheres. Neste ano, a programação e a produção são inteiramente conduzidas por elas, reforçando o tema da potência feminina. Entre as iniciativas colaborativas, destaca-se a parceria com a Chica, uma mostra de economia criativa que valoriza empreendedoras locais, realizada na Casa Floreana (Av. do Contorno, 3293 - Santa Efigênia). 

    Mais programação gratuita: Festival Independência e Rock invade Venda Nova no 7 de setembro 

O imóvel, que fica de frente à Praça Floriano Peixoto, também receberá uma colaboração entre a Cervejaria Vinil e a Proa, que, sob a assinatura da mestre cervejeira Débora Lehnen, criou um estilo especial de cerveja para o festival.

O evento também se uniu ao Elas Festival, Sonora Festival e ao projeto Artifício para promover intervenções artísticas e uma residência formativa na área de produção de eventos. No Quintal de Alimentação, cinco chefs mulheres prepararão pratos ao vivo, conectando a comunidade pela gastronomia, seguindo os princípios do "slow food".

Sustentabilidade e consciência

A sustentabilidade é um dos pilares do Verbo Gentileza, que busca melhorar a qualidade de vida nos grandes centros urbanos. Em parceria com a Abundance Brasil, o festival é carbono zero, alinhando-se com as premissas de sustentabilidade da Cemig. O Brechó Gentileza, sob a curadoria de Ana Lima do Futurista Brechó, promove o consumo consciente, permitindo ao público comprar itens de segunda mão e realizar doações em troca de vouchers de consumo.

Portal Verbo Gentileza, marca registrada do festival, reúne frases criadas pelo público e escolhidas por votação, estampadas em fitas coloridas

Instalações e intervenções

Dentre as instalações do festival, destaca-se 'Reconhecer o feminino', uma obra em parceria com o coletivo Minas de Minas Crew, que será finalizada durante o evento por meio de uma live painting interativa. Outra atração é o box interativo, onde os participantes podem gravar mensagens relacionadas ao verbo "reconhecer", que posteriormente serão transformadas em um áudio editado e disponibilizadas no podcast 'Fala Verbo Gentileza'.

O Portal Verbo Gentileza, uma instalação sensorial com audiodescrição, será mais uma vez montado para receber o público, proporcionando uma transição suave da agitação urbana para momentos de relaxamento e reconexão. A composição inclui frases criadas pelo público e escolhidas por votação virtual, que integram as fitas coloridas da instalação.

Sobre o Verbo Gentileza

Criado em 2016, o projeto Verbo Gentileza surgiu como uma plataforma de ações individuais e coletivas, online e offline, buscando engajar as pessoas em práticas culturais, educativas e de conscientização para soluções mais sustentáveis nos grandes centros urbanos.