Saiba como está hoje a mineira que desvendou quem matou Odete Roitman em 1989 e faturou R$ 110 mil com o concurso da TV Globo
A mineira Laura Boaventura acertou que Leila foi a assassina de Odete Roitman na versão de 1989.
A pergunta “quem matou Odete Roitman?” volta a movimentar o público em 2025, mas esse mistério já havia parado o Brasil em janeiro de 1989. Na época, a reta final da primeira versão de “Vale Tudo”, novela da TV Globo, se tornou um fenômeno nacional, e uma mineira moradora de Belo Horizonte foi quem acertou o assassino.
Durante a exibição dos últimos capítulos, a emissora e a marca Caldos Maggi lançaram uma campanha histórica. O público deveria adivinhar o nome do assassino da vilã Odete Roitman. Quem acertasse concorreria a um prêmio de R$ 110 mil — o equivalente a 5 milhões de cruzados na época.
Mais de 3 milhões de cartas chegaram à Globo, e a vencedora foi Laura Boaventura, uma mineira de apenas 14 anos, moradora de Belo Horizonte.
Laura costumava assistir à novela com o avô. Juntos, criavam teorias sobre o crime que chocou o país. Ela lembrou que enviou três cartas, todas apostando na personagem Leila, interpretada por Cássia Kiss, como a assassina de Odete Roitman.
Na época, ela revelou que rezava diariamente para vencer o concurso e ajudar a mãe, que enfrentava dificuldades financeiras.
O sorteio — conhecido como o da “Galinha Azul da Maggi” — aconteceu logo após o último capítulo de Vale Tudo. A produção separou todas as cartas que apontavam Leila como culpada, e a de Laura foi sorteada ao vivo.
Com o dinheiro, Laura ajudou a mãe e organizou as finanças da família. Parte do prêmio foi usada para pagar a escola e comprar itens desejados, como um videocassete. O restante ela guardou na poupança, mas o valor acabou bloqueado um ano depois, devido ao confisco do Governo Collor.
Atualmente com 50 anos, Laura continua morando em Belo Horizonte e é dona de uma confeitaria, conhecida nas redes sociais como @bolos_da_laurinha. Ela é mãe de uma menina de 9 anos e, curiosamente, assiste ao remake de “Vale Tudo” ao lado da filha.
Embora critique a cena da morte de Odete no novo remake — que considerou “meio sem impacto” —, ela elogiou o elenco e a atuação dos atores. Laura também destacou como acerto da autora Manuela Dias manter o personagem Leozinho, filho de Odete, vivo na nova versão.
Em 1989, a maioria dos telespectadores apostou que o mordomo Eugênio era o assassino. Já na versão atual de 2025, cinco personagens estão entre os suspeitos: César, Maria de Fátima, Celina, Heleninha e Marco Aurélio.
Mesmo assim, Laura acredita em uma reviravolta. Para ela, Odete forjou a própria morte e pode estar viva.
O público descobrirá a verdade apenas no último capítulo, previsto para 17 de outubro. Até lá, o mistério sobre quem matou Odete Roitman continua movimentando fãs antigos e novos da novela Vale Tudo.