FecharX

Réveillon na Praça da Liberdade: confira o que vai rolar

Festa de ano-novo promovida pelo Governo de Minas tem programação gratuita e acaba logo depois da meia-noite



Créditos da imagem: Cristiano Machado / Imprensa MG
Main whatsapp image 2022 12 29 at 08.20.25
Evento pretende destacar o Circuito Liberdade e promover a imagem de BH como um destino turístico para amantes da arte
Redação Sou BH
29/12/22 às 08:18
Atualizado em 29/12/22 às 09:57

A Praça da Liberdade será palco de uma grande festa no réveillon, segundo anúncio feito nesta quarta-feira (28/12) pelo Governo de Minas. No dia 31/12, a partir das 20h, o cartão postal de BH será ocupado por shows, apresentações artísticas e DJs, com três lounges e um palco principal montados no entorno da praça. A celebração, porém, acaba cedo: o evento se encerra às 00h15, e a organização espera liberar o trânsito na região até no máximo 01h do dia 01/01. 

Na Alameda dos Despachos, próximo à Casa Fiat de Cultura, será montado o Palco Liberdade, que recebe espetáculo teatral, show do bloco Corte Devassa, Duelo de MC's e apresentação de dança pelo grupo do Centro Cultural Lá da Favelinha. A programação segue simultaneamente em outros pontos da praça, com apresentações circenses como a de Rodrigo Robleño, artista mineiro que já integrou o Cirque du Soleil e dá vida ao Palhaço Viralata. 

Realçando a importância da gastronomia como uma das joias do estado, a chef Carol Fádel fará cozinha show com um prato especialmente inspirado pela mineiridade. O público poderá acompanhar todo o processo, que leva em torno de duas horas, e serão distribuídas senhas para a degustação de 300 porções ao fim da performance.  

Ao redor da praça serão montados três lounges, estruturas com som e iluminação adequados para os DJs convidados tocarem seus sets. Um ponto ficará em frente ao Memorial Minas Gerais Vale, com os DJs Palomita e Corisco tocando brasilidades. Outro lounge será próximo à Funarte, prédio conhecido como Rainha da Sucata, e trará seleções de rap e funk pelo DJ Viana.

Já o terceiro espaço com DJ ficará perto da Casa do Patrimônio Cultural de Minas Gerais, o Prédio Verde, e será dedicado à soul music, com o som comandado pela turma do Quarteirão do Soul e pelo DJ Joseph. Segundo a organização, nestes locais o som será um pouco mais baixo que o comum para que todos os espaços tenham música rolando ao mesmo tempo.

Os imóveis centenários construídos ao redor da Praça da Liberdade também serão integrados à festa através da projeção de imagens em suas fachadas. Os VJs convidados apresentarão sua arte até mesmo na fachada do Palácio da Liberdade, a antiga e solene sede do Governo, a partir de onde será feita a contagem regressiva para a virada do ano.

O ator mineiro Marcos Frota vai puxar a virada, que será embalada pela bateria do Centro Cultural Arautos do Gueto, do Aglomerado da Serra. Uma queima de fogos silenciosa também está prevista na programação.

A ideia do réveillon, segundo a produção, é estimular que a população ocupe os espaços públicos e interaja com eles, em especial com os equipamentos culturais da cidade. Prédios e instalações públicas que atendem ao público na área de cultura, como os do Circuito Liberdade, são colocados em evidência pela iniciativa e acabam mais valorizados pela percepção coletiva. O resultado pode aquecer outros setores e acaba "tornando a cidade um destino cada vez mais turístico para quem gosta de arte, entretenimento", como observa Sérgio Rodrigo Reis, presidente da Fundação Clóvis Salgado, uma das parceiras no evento.