Sinfônica de Minas faz concerto gratuito para crianças em Nova Lima

Orquestra leva série 'Concerto nos Parques' à cidade da RMBH neste domingo (15)

Créditos da imagem: Paulo Lacerda/Divulgação
Programa do concerto reúne peças que alternam entre execução musical e narração de histórias, como a fábula 'Pedro e o Lobo'
Redação Sou BH
09/09 às 21:03
Atualizado em 09/09 às 21:03

A série 'Concerto nos Parques', da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (OSMG), faz sua estreia em Nova Lima, na Região Metropolitana de BH, com uma apresentação gratuita neste domingo (15 de setembro). A partir das 10h30, o Espaço Cultural Piero Garzon Henrique (Chácara Bom Retiro - Nova Lima) recebe a orquestra para uma viagem por um repertório totalmente dedicado ao público infantil. 

O programa do concerto reúne peças que unem música e narração de histórias, como 'Pedro e o Lobo', de Serguei Prokofiev, e 'Guia da Orquestra Para Jovens', de Benjamin Britten. A inédita 'O Cerrado Mineiro', obra composta pelo spalla da OSMG Alexandre Kanji, foi escolhida para abrir a apresentação, que tem entrada gratuita sem retirada de ingressos.

Homenagem antecipada às crianças

A seleção de composições pensada para agradar os pequenos funciona como uma celebração antecipada pelo mês das crianças – em outubro, a Sinfônica estará ocupada com um novo projeto, mas não poderia deixar em branco a homenagem aos jovens apreciadores da música erudita. 

Continua depois da publicidade

    Veja também: Anna Muylaert, de 'Que Horas Ela Volta?', será grande homenageada da CineBH 

"Como a Fundação encenará a ópera 'Nabucco' em outubro, antecipamos a comemoração, então o concerto vai ter um foco no público infantil. A primeira peça é uma estreia mundial, uma composição do nosso spalla Alexandre Kanji, e é bem brasileira, com um ritmo bem interessante. Depois, há uma peça do Britten, que tem um foco didático. Nela, há um narrador que apresenta os instrumentos para o público, então, enquanto a orquestra toca, o narrador vai mostrando as diferentes famílias de instrumentos", explica o maestro André Brant.

Para finalizar a introdução à música clássica com uma abordagem didática e acessível, uma obra icônica do russo Prokofiev foi escolhida como peça de encerramento do concerto. O ator mineiro Leonardo Fernandes, que interpretou o personagem principal na ópera 'Matraga' (2023), narra a fábula musical 'Pedro e o Lobo', em que cada personagem da história é representado por um instrumento ou seção da orquestra.