FecharX

Tradicional: oito pontos imperdíveis no Mercado Central

Um dos lugares mais famosos de BH oferece tira-gosto, feira e até pães artesanais



Créditos da imagem: Charles Torres
Main 170440 ok   mercado central foto charles torres
Mercado Central recebe mais de um milhão de visitantes por mês.
Redação Sou BH
02/08/17 às 17:20

O Mercado Central é um dos locais turísticos mais movimentados da capital e um dos melhores pontos de encontro para os belo-horizontinos. Aberto todos os dias da semana, o local recebe mais de um milhão de visitantes por mês. Mas o que atrai tantas pessoas em um só lugar?

Em aproximadamente 25 mil m², o espaço abriga 400 lojas de diversos segmentos. É tanta opção que fica fácil se perder nos corredores do Mercado. Vários estabelecimentos, funcionando há quase nove décadas, já são conhecidos dos mineiros.

O Sou BH preparou uma seleção de oito pontos imperdíveis do Mercado Central, de artesanato a temperos. Confira as dicas e não deixe de visitá-las!

1 - Dona Hana – O kibe tradicional do mercado
Há 32 anos servindo a típica comida árabe, Dona Hana prepara o kibe recheado com bastante cebola. Para acompanhar o salgado carro-chefe da casa, os molhos mais pedidos são Tarrini e a Coalhada tradicional.
Localização: Corredor T-18 / Loja 33 B


2 - Loja do Mala – Frutas Procópio
Seu Antônio comercializa as frutas mais frescas há 62 anos. Mas o abacaxi picado faz tanto sucesso, que o corredor da loja ganhou o nome da fruta. Para refrescar, pedaços de melancia também são vendidos para o cliente saborear na hora.
Localização: Corredor N-6 / Loja 400

3 - Seu Percy – O rei do alho
Quem passa em frente à lojinha de esquina do Seu Percy logo sente o aroma de alho fresco. Há 62 anos, o alimento é a especialidade da casa e fica exposto de vários jeitos: descascado, moído e em tempero. Da maneira que a clientela preferir. Para completar a compra, a loja também comercializa cebolas, pimentas e outros temperos prontos.
Localização: Corredor S 16 / Loja 174

4 - Banca Santo Antônio
Pelo nome não dá para ter a dimensão da quantidade de temperos, cereais, geleias e enlatados que a loja oferece aos clientes. Com três bancadas, é só se aproximar que o atendimento é rápido e atencioso. A banca tem 83 anos de história, com apenas dois proprietários ao longo do tempo.
Localização: Corredor Q12 / Loja 177

5 - Dona Zelinha – Queijos e doces
A loja Laticínios Irmãos Costa é gerenciada pela doce senhora Zelinha. São 48 anos vendendo queijos frescos de todos os tipos e lugares de Minas e deliciosos doces caseiros, expostos bem à frente para atrair os clientes. O estabelecimento começou pequeno e, hoje, já ocupa três boxes do Mercado. A gentileza fica no pedacinho de queijo canastra com doce de leite para quem visita o local.
Localização: Corredor J19 / Loja 86 a 88


6 - Du Pain – Pães artesanais
Recentemente inaugurada no Mercado, a loja de pães artesanais produz deliciosos croissants. O cliente pode escolher entre os sabores de chocolate meio amargo, amêndoas, goiabada e o tradicional amanteigado. Todos os 60 tipos de pães levam fermentação natural. O espaço é um charme e os pães são preparados atrás de uma bancada de vidro.
Localização: Corredor E 9 / Loja 288


7 - Artesanato Brugnara Duarte

Em meio a cestos e balaios, está Seu Amir, dono da loja que há 48 anos vende peças e objetos artesanais feitos de palha e madeira. O negócio começou com ração, mas há um bom tempo os clientes já encontram produtos de artesãos do Brasil todo. Seu Amir conta com a ajuda da família toda para oferecer qualidade e bom atendimento aos clientes.
Localização: Corredor K 21 / Loja 913

8 - Bar da Lora
Tradicional ponto de encontro para quem gosta de uma cerveja gelada acompanhada de uma porção de fígado e jiló, o Bar da Lora fica em uma das esquinas mais movimentadas do Mercado. O espaço é pequeno mas serve deliciosos tira-gostos até para quem quiser comer em pé. Pode acreditar, a casa recebe clientes de segunda a segunda, viu?
Localização: Entre os corredores L 2 e F1 / Loja 115